Sessão da Assembleia Legislativa faz homenagem ao Centenário de Arapiraca
Neste dia 31 de maio de 2024, a Casa de Tavares Bastos se juntou à Casa de Herbene de Melo para fazer história. A pedido do deputado estadual Ricardo Nezinho, a Assembleia Legislativa de Alagoas realizou sessão solene na casa Legislativa de Arapiraca.
Deputados e vereadores num encontro histórico pela comemoração histórica de Arapiraca chegar aos 100 anos de Emancipação Política.
Participaram da solenidade tanto a população quanto integrantes dos poderes Judiciário, executivo e Legislativo.
“Atendi ao convite honroso do deputado estadual Ricardo Nezinho. Homem de bem e de honra que traz para este Município a sessão solene da ALE. É algo histórico”, disse Fernando Toledo, presidente do Tribunal de Contas do Estado”.
“ Quero parabenizar o deputado Ricardo Nezinho por essa atitude de trazer a sessão solene para Arapiraca”, explicitou o deputado Breno Albuquerque.
Para o deputado Gilvan Barros Filho, a solenidade é um grande presente para Arapiraca e representa o reconhecimento da importância da cidade pra região.
“Arapiraca é nossa capital na região Agreste. Então comemorar os cem anos de Arapiraca é reconhecer a importância desta cidade para o desenvolvimento do interior de Alagoas”, avaliou Gilvan Filho.
A solenidade também foi marcada pela presença de representantes do Poder Judiciário e do Governo de Alagoas.
“ É uma honra nós estarmos aqui em Arapiraca, comemorando o centenário da cidade. Eu quero parabenizar todo o trabalho que é realizado pelo poder legislativo do Estado de Alagoas, que é capitaneado pelo deputado Marcelo Víctor, presidente da Ale. Eu quero parabenizar o autor do projeto de resolução, o deputado Ricardo Nezinho, que criou as condições para estarmos realizando essa sessão ordinária hoje. Arapiraca tem uma importância fundamental para o desenvolvimento do Estado de Alagoas, tanto do desenvolvimento do ponto de vista econômico, como do ponto de vista humano. Nós queremos sempre que as pessoas alcancem a felicidade plena, alcancem a oportunidade, alcancem o seu emprego, que tenham comida na mesa, que tenham oportunidade, que a gente tenha cada vez mais um ambiente institucional adequado para atrairmos novos investimentos, para atrairmos empresas”, analisou o governador Paulo Dantas.
“Quero agradecer ao deputado estadual Ricardo Nezinho pela iniciativa de trazer para a Arapiraca uma sessão solene da Assembleia Legislativa comemorativa dos 100 anos da aprovação da lei que instituiu al Arapiraca como cidade. Arapiraca pertencia a Limoeiro de Anadia até o dia da aprovação da lei, que foi em 30 de maio de 1924. A gratidão vai do major Esperidião Rodrigues ao deputado Odilon Auto, que teve o projeto sancionado pelo governador Fernandes Lima. O deputado Ricardo Nezimho tem um trabalho belíssimo que se chama Raízes de Arapiraca, que conta a partir das pessoas, a perspectiva da vida de cada um, a história de nossa cidade”, afirmou o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa.
“Este é um momento histórico. Agradeço ao presidente da Assembleia, deputado Marcelo Victor, e a meus pares pela oportunidade de realizar a sessão em Arapiraca. Foi em 30 de maio de 1924 que o governador Fernandes Lima sancionou a lei que transforma Arapiraca em município. Arapiraca pela sua localização geográfica estratégica faz com que a gente possa, nesse momento, olhar para trás e ver que tantas pessoas, visionários, empreendedores, ajudaram a transformar Arapiraca nesta mola propulsora de desenvolvimento de Alagoas”, explicou Ricardo Nezinho, autor da proposta de realização da sessão em Arapiraca.
Os vereadores entregaram a Comenda Manoel André aos deputados estaduais. As autoridades presentes receberam, da ALE, certificados apontando a importância de cada um para o progresso de Arapiraca.
Fonte: Tecla1