4 de outubro de 2019
Imprensa RNZ (1353 articles)
Share

Programas e obras hídricas já levam água para mais de 50 mil pessoas no interior de AL

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira, fizeram, na tarde desta sexta-feira (4), em Coité do Nóia, a entrega de um sistema de dessalinização, que beneficia 120 famílias do povoado Pereira Velho, na zona rural do município. A inauguração aconteceu dentro da programação do Governo Presente, em sua 10ª edição.

O equipamento faz parte do Programa Água Doce, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Em Alagoas, já foram instalados 60 sistemas de dessalinização, que beneficiam mais de 22 mil pessoas. A meta até o final do ano é colocar em operação 101 desses equipamentos.

Márcio Ferreira

“Um investimento como esse muda a vida das pessoas. A pior coisa na vida é o cidadão ficar dependendo da água da chuva ou do caminhão-pipa, porque um dia ela vem e no outro, não. Nós já levamos água, com esse e outros programas, a mais de 50 mil pessoas que moram na zona rural de Alagoas”, citou Renan Filho, acompanhado pelo prefeito de Coité do Nóia, José de Sena Netto, mais conhecido como “Seninha”.

A comunidade de Pereira Velho passa, agora, a ter acesso à água potável, própria para o consumo humano, de forma contínua e diária. Os moradores serão acompanhados por equipes técnicas da Semarh, que contribuirá com a gestão compartilhada do sistema, através de oficinas e reuniões permanentes.

O prefeito recordou que a fonte que abastecia a comunidade de Pereira Velho estava contaminada por coliformes fecais e que por isso teve de ser interditada. “Hoje, graças a Deus, e ao Governo do Estado, contamos com esse sistema que só tem a trazer benefícios para a comunidade”, destacou.

“Pra mim foi o benefício mais precioso para a comunidade, porque água é vida e sem ela não vivemos”, atestou a agricultora Zilda Matias Pereira, 63 anos, residente no povoado. “Nós temos aqui o posto de saúde, que é muito importante, mas, pra mim, ter água em casa é ainda mais. Se a gente adoece – não sendo uma emergência – ainda dá para esperar, mas pela água não se espera”, comparou.

Márcio Ferreira

O secretário Fernando Pereira afirmou que com os programas da Semarh – a exemplo do Água Doce, da instalação dos microssistemas comunitários de abastecimento e da perfuração de poços artesianos – o Governo do Estado está aposentando o caminhão-pipa, do Agreste ao Sertão, garantindo segurança hídrica aos alagoanos do interior.

“O governador já autorizou e vamos atender mais de seis mil famílias que moram ao longo dos sete quilômetros das margens do Canal do Sertão com a implantação dos microssistemas comunitários de abastecimento. Por outro lado, já perfuramos mais de 500 poços artesianos. “Estamos, sem dúvidas, aposentando de vez o caminhão-pipa”, declarou Fernando Pereira.

Ainda em Coité do Nóia, Renan Filho e a secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, fizeram a entrega, ao município, de 108 bolas de futebol, sendo 60 de campo e 48 de futsal.

Márcio Ferreira

Durante seu discurso, o governador anunciou mais investimentos para Coité do Nóia. Ele assegurou que o município vai ganhar uma escola de nível médio com 12 salas de aula, a pavimentação asfáltica ligando o Povoado Oitizeiro à cidade e um novo sistema de abastecimento de água, por meio da construção de uma adutora, que também vai beneficiar a população de Taquarana. A secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Cecília Rocha, e o deputado estadual Ricardo Nezinho acompanharam as atividades do Governo Presente em Coité do Nóia.

Igaci

Mais cedo, Renan Filho esteve em Igaci, que nesta sexta-feira (4) completou 60 anos de emancipação política. Ao lado do secretário de Estado do Transporte e do Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, o governador assinou a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação asfáltica da Avenida Prefeito Lourenço Ferreira, no Centro da cidade.

Renan Filho esteve em Igaci, que nesta sexta-feira (4) completou 60 anos de emancipação política.(Foto: Luiz Siqueira)

As obras serão executadas por meio do Programa Pró-Estrada. Renan Filho fez, ainda, a entrega de uma ambulância ao município. Igaci é uma das oito cidades do Agreste alagoano contempladas com a 10ª edição do Governo Presente.

O evento teve início na quarta-feira (3) e prossegue até sábado (5), levando ações, serviços e obras públicas ao Agreste alagoano. Em Igaci, Renan Filho foi recebido pelo prefeito Oliveiro Torres. Eles inauguraram a pavimentação em paralelepípedos de vias urbanas, obra executada pelo município.

 

FONTE: www.agenciaalagoas.al.gov.br

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ