Ata de 9 de setembro de 1950

Importante: O texto abaixo foi transcrito tal qual se encontra no Livro de Atas da Câmara Municipal de Arapiraca, inclusive preservando as normas gramaticais da língua portuguesa vigentes na época.

ATA DA 1ª REUNIÃO DA 9ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARAPIRACA.

Aos (09) nove dias do mês de setembro de 1950 (mil novecentos e cincoenta, a hora regimental em sua Sala de Sessão, reuniu-se a Câmara Municipal com a presença dos Srs. Alípio de Oliveira Caldas, Presidente Lúcio José da Silva Gomes vice Presidente Romualdo de Oliveira Lima 1º Secretário; Domingos Vital da Silva 2º Secretário, e os demais vereadores Manoel Antonio de Jesus, José Lúcio de Melo, Gastão Brasileiro de Melo; Manoel Lúcio Correia e José Oliveira Silva.
Havendo número legal depois de procedida a chamada o sr. Presidente declarou aberta a Sessão ordenando ao Secretário proceder a leitura da ata anterior, a qual foi lida e aprovada. Ao expediente constou da seguinte Matéria. Apresentação do Boletim do 1º Congresso dos municípios Brasileiros, leitura do Balancete do mês de julho do corrente ano, leitura de 2 correspondências da Faculdade de Medicina de Alagoas, um ofício do Chefe do Executivo Municipal, um ofício acompanhado com um recibo da Administração de O Democrata do Rio de Janeiro e por último um Projeto de Lei de autoria do Vereador Romualdo de Oliveira Lima.
Passando a Ordem do dia, o Sr. Presidente apresenta para 1ª votação o Projeto acima citado em que o mesmo solicita um crédito suplementar da quantia de Cr$ 136.393,30 ao orçamento vigente onde toda as bancadas declararam-se favorável, em seguida sobre o recibo do Democrata foi resolvido a ser devolvido o recibo ao seu destino, o ofício da Faculdade de Medicina posto em votação foi encaminhado a Comissão de Fazenda e Justiça, e por último o ofício do Luiz Pereira Lima Prefeito local; apreciado pela Casa, o Sr. Presidente efetivo, convida o Sr. Vice-Presidente para assumir todos os trabalhos deste Legislativo, isso em virtude de assumir o cargo de Prefeito Municipal desta Comarca, conforme o que lhe foi solicitado em ofício de 5 do corrente mês.
Franquiada a palavra foi ouvida do Dr. Neir Fonseca, DD. Promotor Público o qual se achava ladiado pelo Sr. Presidente em exercício a convite do 1º onde V. Exª. em vibrante improviso congratula-se com os componentes deste sodalício, e a união existente entre os partidos em Arapiraca para o progresso da terra comum. E por último com a palavra o Vereador Alípio de Oliveira Caldas, (Leader) da bancada do P.S.T. nesta Câmara em nome de seus correligionários agradecendo as palavras do Ilustre visitante Dr. Neir Fonseca que foram brilhantes é acolhedoras, e finalizando agradece ao nosso digno companheiro de bancada Vereador Gastão Brasileiro de Melo que se achava de licença. Mas, que, o seu comparecimento neste recinto seria um grande júbilo para todos nós, pois tratava-se de amigo que ainda mesmo distante não esquecia o dever Patriotismo. Em seguida sua senhoria terminou sua saudação ao recemchegado.
E como não mais houvesse a tratar foi encerrado os trabalhos da presente sessão, e eu Romualdo de Oliveira Lima a escrevi e assino.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Arapiraca em, 9 de Setembro de 1950.

Lúcio José da Silva Gomes – Presidente em exercício
Romualdo de Oliveira Lima -1º Secretário
Domingos Vital da Silva – 2º Secretário
Manoel Lúcio Corrêa
Alípio de Oliveira Caldas
Manoel Antonio de Jesus
José Oliveira Silva

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment