21 de setembro de 2016
Imprensa RNZ (1353 articles)
Share

Nezinho diz que irá incentivar empresas a contratar jovens para o 1º emprego

O deputado estadual e candidato à Prefeitura Municipal de Arapiraca, Ricardo Nezinho, encerrou a Série de Entrevistas promovida pelo Sindilojas Arapiraca, com a parceria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e o apoio do Sesc. Nezinho apresentou como uma das suas propostas de governo, caso seja eleito, estimular as empresas com incentivos a fim de oportunizar o primeiro emprego para os jovens arapiraquenses e, dessa forma, possam ingressar na atividade econômica do município. Em Arapiraca, existem cerca de 14.200 empresas ativas, sendo 93,5% MEI.

Para contribuir com o comércio, o candidato afirmou que vai trabalhar e apoiar as campanhas promovidas pelo Sindilojas e a CDL. Além de cumprir com o papel do município, a exemplo da limpeza pública e facilitar o trânsito por meio de um plano de mobilidade urbana. Ele destacou a importância da parceria com a iniciativa privada. Sobre o Centro Novo, o candidato pretende começar o projeto a fim de não prejudicar o comerciante e contemplar todo o espaço, que é o coração do munícipio. “Uma das minhas propostas é fazer o Centro Novo com muita transparência e mostrar as dificuldades para saber até onde podemos chegar para não começar as obras e parar por falta de recurso”.

Segundo Nezinho, é importante para o município ter o distrito industrial. Assim como o gasoduto é fundamental, moderno, barato e seguro. “Com essa ferramenta, o empreendedor terá poder de competitividade”, comentou.

Sobre a escolha do secretariado, Nezinho disse que vai priorizar a qualidade técnica. Conforme ele, será imprescindível que o secretário se identifique com a área de atuação para que possa traduzir as dificuldades, ou seja, um secretariado que possa colaborar, apresentar soluções e que possa ser voltado para celeridades de ações.

Relacionado à cultura e ao turismo, Nezinho afirmou pretender trabalhar duas vertentes. A construção do centro de convenções para ter turismo de negócio no município. E fortalecer eventos tradicionais, a exemplo do São João, considerada uma das maiores festas comunitária. “É cultural, uma tradição, fortalece as raízes. E festejos religiosos como o Morro da Massaranduba, cavalgadas, ampliar os pontos de cultura e trazer o aeroporto para Arapiraca”, disse.

No que se refere à segurança pública, o candidato disse que o município não pode ser omisso essa questão. “Tem que ser parceiro do Estado e da União para atenuar a violência. Vamos criar a Secretaria de Segurança Pública de Arapiraca, construir o mapa da violência para monitorar as localidades mais violentas a fim de entrar com a estrutura de saúde, educação, esporte, cultura. E proporcionar oportunidade aos jovens”, garantiu. Ele comentou que o projeto que irá instalar 64 câmaras pelas ruas de Arapiraca irá contribuir bastante.

SAÚDE E EDUCAÇÃO

De acordo com o candidato, Arapiraca possui 61 equipes do PSF, o que corresponde a 83% da cobertura do município. “Vamos chegar a 100% na cobertura do PSF. Teremos também duas unidades de pronto atendimento, cada uma com capacidade para 15 leitos e 350 atendimentos por dia. Isso irá desafogar o Hospital Regional”, declarou.

Ainda sobre saúde, Nezinho explicou que todos os postos serão interligados, o que irá permitir o estoque de remédios das 47 unidades. “Junto com o Governo do Estado vamos aumentar a triplicação da unidade de emergência”, ressaltou. O plano de governo consta ainda a entrega de remédios em domicílio a idosos e a quem não tem condições de se locomover até o posto.

Em Arapiraca, existem 50 escolas, sendo dez em tempo integral. O candidato garantiu que irá aumentar o número de escola em tempo integral, mas não citou para quantas unidades. Segundo ele, irá construir centros de ciência biológica nas escolas integrais e aumentar a cobertura das creches em 100%.

Com a proposta de melhorar a qualidade do ensino, Nezinho declarou que o professor que tiver boas ideias será referendado e o exemplo a fim de estimular outros professores. Para quem não tem recurso, o candidato afirmou que irá apostar no pré-Enem, um curso pré-vestibular.

Ao ser questionado sobre o que mudaria em sua administração em relação à atual, Nezinho afirmou que ele faz parte de uma nova geração da política e a mudança também está no perfil proativo e crescente. Considerando que seja eleito, o candidato disse que o fato de o presidente da República, Michel Temer, o governador de Alagoas, Renan Filho, e o próprio candidato serem do mesmo partido político deve facilitar a gestão. “Quem tiver força política, é quem trará recursos”, declarou Nezinho.

Antes de iniciar a sabatina, o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, entregou ao candidato a “Agenda Municipal – Compromisso com o Comércio da sua cidade”. Lançada pela Fecomércio em parceria com os sindicatos filiados, o documento sugere medidas de valorização dos comércios locais como forma de estimular o desenvolvimento.

 

FONTE:  www.minutoarapiraca.com.br

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ