Morre em Arapiraca seu Bertino Mendonça ex-presidente do ASA aos 94 anos
26 de setembro de 2022
Imprensa RNZ (1353 articles)
Share

Morre em Arapiraca seu Bertino Mendonça ex-presidente do ASA aos 94 anos

Seu Bertino Mendonça Lima faleceu na manhã desta segunda-feira (26) em Arapiraca aos 94 anos. Ele estava internado no Hospital de Emergência do Agreste desde o último sábado (24). Ele nasceu em 5 de setembro de 1928.

De acordo com a filha dele, Helen Lucy, seu Bertino estava no sofá e caiu. Ele levado para o hospital pela família e o quadro se agravou. “Estamos ainda sem acreditar e comovidos pela morte do meu pai, que se foi no dia do meu aniversário. Mas, a vida é isto. Ele descansou”, disse ao 7Segundos.

Muito querido pelos arapiraquenses, seu Bertino Mendonça Lima foi ex-presidente da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA). A torcida alvinegra está em luto. Mesmo com a idade avançada, ele sempre fazia questão de estar presente na vida do clube e participava ativamente dos eventos do ASA e de qualquer reunião na cidade que fosse tratar das questões do Alvinegro.

Amizades e saudades

O presidente da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), Higor Rafael Oliveira, lamentou profundamente o falecimento de seu Bertino Mendonça. Em vídeo gravado com exclusividade para o Portal 7 Segundos, ele ressaltou que hoje é um dia triste para o clube.

“Perdemos um amigo, um torcedor, um conselheiro e um ex-presidente, que até pouco tempo estava conosco acompanhando nossos trabalho e sempre presente no Fumeirão.”, destacou Higor Rafael.

O presidente do ASA ressaltou também o respeito por seu Bertino. “Minhas condolências aos familiares e a todos aqueles que gostaram de seu Bertino Mendonça. Ele é um ícone na história do ASA. É um homem que a gente precisa respeitar e levar o seu legado para todo o sempre. Descanse em paz seu Bertino e o meu mais fundo votos de pesar em nome da Agremiação Sportiva Arapiraquense”, solidarizou-se. Veja o vídeo abaixo:

Para o ex-vereador e ex-presidente do Gigante de Alagoas, Moisés Machado, seu Bertino era lembrado pelo ASA e não tem como não comparar isso, porque ele sempre estava presente no clube.

“É um momento triste para todos nós porque seu Bertino era a bandeira do ASA e ele estava muito presente em nossa vida e no nosso trabalho no ASA, seja nas conquistas do clube ou nas derrotas do time ele sempre nos apoiava. Foi uma figura emblemática e será sempre lembrado por todos nós”, ressaltou Moisés Machado.

O radialista e ex-presidente do Fantasma das Alagoas, Nelson Filho, concedeu uma entrevista, por telefone, ao 7Segundos e disse que conheceu seu Bertino na década de 1970, mais precisamente em 1977, quando seu Bertino já fazia parte do ASA.

“Seu Bertino foi comerciante em Arapiraca e muito querido por todos nós, nos deixa com muita saudade. Um paraibano que veio morar aqui e se transformou em um cidadão arapiraquense e um eterno torcedor do ASA”, disse Nelson Filho.

Desse tempo de amizade, Nelson Filho lembrou, entre tantas histórias pra contar, do dia em que seu Bertino, casado com dona Zuleide, era dirigente e conselheiro do Alvinegro.

“Quando ele era diretor do ASA, fomos para o Rio Grande do Norte, em Mossoró, em 1979, ele sempre bem alinhado, e o ASA precisa vencer para conseguir a classificação do Campeonato Brasileiro, ele ligou para o Paulo Tenório informando o resultado do jogo e perguntou o que fazia e o Paulo o mandou pular na piscina com roupa e tudo e assim ele fez. Deixa uma grande saudade e recordação de história como esta”, relatou Nelson Filho.

Em março de 2018, seu Bertino Mendonça participou do projeto Raízes de Arapiraca, de concepção do deputado estadual Ricardo Nezinho, que resgata a memória de personalidades arapiraquenses. Em pouco mais de uma hora de documentário, seu Bertino falou de sua vida, sua trajetória e o amor pelo ASA de Arapiraca e foi intitulado como “Coração Alvinegro”.

 

FONTE:  www.7segundos.com.br

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ