Festa da Padroeira inicia com missa solene e segue até dia 2
Após procissão repleta de ladainhas e reverências à Virgem Mãe de Jesus, a réplica da imagem de Nossa Senhora de Bom Conselho chegou até a Paróquia Concatedral para que se desse início à tradicional Festa da Padroeira, neste sábado (23).
Houve o hasteamento das bandeiras de Arapiraca, Alagoas, Brasil, Vaticano e da padroeira da cidade. O ato solene contou com a participação da prefeita Célia Rocha, do deputado estadual Ricardo Nezinho, da vereadora Gilvância Barros, do diácono Manuel Sabino e do padre e pároco da igreja, Danilo Soares.
Os hinos nacional, de Arapiraca e da padroeira foram executados pelo saxofonista e cabo PM Roni Peterson, do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Durante a celebração eucarística, a prefeita fez a 1ª Leitura da Palavra do Senhor.
“A festa de Nossa Senhora do Bom Conselho representa a celebração da fé, religiosidade e da cultura do povo de Arapiraca. É com grande emoção que comemoramos esta data, tradição que eleva o nome de nosso município através da crença em Deus e da confiança na Mãe do Cristo Salvador”, diz Célia Rocha.
História
A história da vinda da réplica da imagem da santa é peculiar. O fundador da cidade, Manoel André Correia dos Santos, a trouxe do município de Bom Conselho (PE) em 1864, após construir uma capela onde sua primeira esposa Maria Isabel da Silva Valente fora sepultada, ao lado de sua residência.
Para homenagear o fundador de Arapiraca, há algum tempo acontece a cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho com saída da cidade pernambucana de mesmo nome até o Largo Dom Fernando Gomes, no Centro de Arapiraca.
Os integrantes da Associação dos Cavaleiros de Sela de Arapiraca recebem a benção da santa na cidade de Bom Conselho e, após três dias de percurso a cavalo chegam no dia 2 de fevereiro na Concatedral para participarem da missa campal.
Neste momento, eles apresentam uma réplica da imagem da padroeira de Arapiraca ao bispo dom Valério Brêda. Após a missa, encerram-se os festejos de Nossa Senhora do Bom Conselho.
FONTE: arapiraca.al.gov.br