26 de abril de 2016
Imprensa RNZ (1353 articles)
Share

Escola Livre: Nezinho reage a críticas e “divide” ônus com colegas

Criticado – principalmente por professores – nas redes sociais e fora delas em razão do Projeto de Lei, de sua autoria, que institui o programa “Escola Livre”, o deputado Ricardo Nezinho (PMDB) reagiu na tarde desta terça-feira, 26, durante a discussão do veto governamental à matéria.

O veto foi derrubado por 18 votos contra oito e a lei segue agora para sanção do governador Renan Filho (PMDB).

Com um tom de irritação, o deputado tratou de dividir a responsabilidade pelo “Escola Livre” – e consequentemente o ônus – com os colegas, lembrando que, após tramitar por sete meses na Casa, o projeto foi aprovado por unanimidade, em todas as discussões, “sem nenhum ruído, inclusive por parte do líder do governo”.

“É inadmissível que líder do governo questione uma lei que ele aprovou e não ajudou a construir… É inadmissível ouvir de vossa excelência que esse projeto censura professores”, desabafou, se referindo ao deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), que, antes dele, usou a tribuna para defender a manutenção do veto.

“Após sete meses tramitando na Casa, não apareceu ninguém questionando o projeto. Ao contrário, todos os segmentos que estiveram aqui aplaudiram o projeto”, voltou a frisar Nezinho, negando, mais uma vez, que a matéria tenha caráter de censura.

Em seu pronunciamento, Medeiros defendeu que a derrubada do veto seria um “grande erro” e iria silenciar os professores nas salas de aula. Para embasar sua fala, ele citou o anexo 1 – que, de acordo com o autor da matéria, não existe mais – para dizer que, caso se torne lei, o professor deverá “se abster de introduzir conteúdos que possam estar em conflito com convicções morais, religiosas ou ideológicas dos estudantes ou de seus responsáveis”.

Após ser questionado pelo autor da matéria em razão do seu voto favorável ao PL, Medeiros disse que não tinha problema em reconhecer seus erros e pedir “perdão” aos professores.

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ