Deputado Ricardo Nezinho lança 22ª edição do Raízes de Arapiraca em clima de gratidão
11 de novembro de 2024
Assessoria (91 articles)
Share

Deputado Ricardo Nezinho lança 22ª edição do Raízes de Arapiraca em clima de gratidão

A história da Terra de Manoel André foi construída por personagens que se dedicaram ao trabalho, ao estudo, ao amor por cada pedacinho de chão que serviu de alicerce para milhares de famílias produzirem o desenvolvimento de Arapiraca. Essas histórias, de alguma forma, se encontraram na vida real pelo ponto em comum: Arapiraca, e se reencontram na série de documentários do projeto Raízes de Arapiraca, idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho.

Neste domingo (10/11), o Raízes lançou a 22ª edição. O evento aconteceu na sala 03 do CineSystem, no Partage Arapiraca. O Raízes é o maior projeto etnográfico do mundo em que os próprios protagonistas contam suas trajetórias, as aflições, dificuldades, soluções e alegrias vividas ao longo da vida. Como cada personagem alavancou a família e, consequentemente, fez Arapiraca se tornar a segunda maior cidade de Alagoas, com uma enorme capacidade de crescimento e tamanha importância econômica para o estado.

“Estamos chegando à marca dos 450 documentários lançados e pretendemos alcançar mil documentários. O Raízes traz personagens importantes em vários segmentos. É como cada pessoa colaborou, trabalhou, fincou as raízes em Arapiraca e, com tanto esforço, fez esta terra ser esta centenária gigante. São verdadeiras aulas de resiliência, ensinamentos de vida e de superação. Momentos da trajetória de cada família que passam a ser de conhecimento da população. Um acervo que servirá para pesquisas nas universidades e nas escolas. Cada documentário tem uma riqueza única”, afirmou o deputado estadual Ricardo Nezinho, acompanhado pela esposa e integrante da equipe de produção do Raízes, Suely Mara.

“Agradeço a Deus por ter me iluminado com esta ideia, e pela forma como os trabalhos são conduzidos pela equipe de produção e edição do Raízes”, disse emocionado Ricardo Nezinho.

CALÇADOS

Histórias como a do presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta. Aos 75 anos, ele é um dos homenageados nesta edição do Raízes. Nascido em Itapetim, Pernambuco, chegou em Arapiraca aos cinco anos de idade, trazido pelo pai, seu Pedro Deó, junto com a família para a “cidade que tem futuro”.

“Meu avô, o conhecido Manezinho das Cordas, aconselhou meu pai a vir morar em Arapiraca. Ele dizia que Arapiraca era uma cidade que tinha futuro. Meu pai veio com uma malinha de sapatos para vender na feira, gostou e trouxe toda a família. Além dele, também vieram famílias de sapateiros que contribuíram para a economia de Arapiraca”, explicou Malta.

O tempo passou e Arapiraca, com 100 anos completados no último dia 30 de outubro, se tornou uma das gigantes do Nordeste. “A homenagem do deputado Ricardo Nezinho, por meio do Raízes, é extremamente democrática. Traz pessoas de diferentes classes sociais, de diversos setores da economia e consegue abraçar o município. Outras cidades poderiam seguir o exemplo para que os próprios moradores conheçam suas histórias e como tudo foi construído”, afirmou Wilton Malta.

Para seguir no caminho da prosperidade, passos firmes e bem calçados semearam a árvore genealógica do presidente do Sindilojas de Arapiraca. “Tenho três filhos e dois netos. Uma linda família que me dá muito orgulho. Agradeço ao deputado Ricardo Nezinho por me conceder a oportunidade de contar nossa história, que vai ficar para a história por causa do Raízes”, comentou Malta.

PESSOA IDOSA

O lançamento da 22ª edição do Raízes também contou com a presença de uma comitiva do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. “Fico muito feliz em receber representantes do Conselho. São pessoas que trabalham muito em defesa da pessoa idosa e contam com meu total apoio na Assembleia Legislativa. Eu os convidei para conhecer mais sobre o Raízes de Arapiraca para sentir este calor humano do evento e dividir esta felicidade que todos sentimos nestes lançamentos de documentários”, afirmou o deputado estadual Ricardo Nezinho.

“O Raízes de Arapiraca trabalha a questão do protagonismo da pessoa idosa, mostrando como essa pessoa viveu e vive. Com isso, vai ajudando a planejar o futuro da cidade. Então, parabéns a Arapiraca por ter um deputado que pensa na pessoa idosa. Sempre que o conselho precisou, na Assembleia Legislativa, contou com a participação do deputado Ricardo Nezinho. Que este projeto se multiplique para outros municípios. Parabéns e obrigado, deputado Ricardo, por este imenso presente que é o Raízes”, afirmou Marta Marisa, presidente do Conselho, que liderou a comitiva composta ainda pelo vice-presidente, Petrúcio dos Santos, e pela conselheira Arlene de Assis Farias, que vieram de  Maceió para acompanhar o lançamento.

O encontro também foi prestigiado pela multicampeã das corridas de rua, Maria do Carmo Cruz da Hora, a Carminha. Representando Arapiraca mundo afora, Carminha descobriu o potencial para cruzar a linha de chegada das corridas depois dos 60 anos. “É um grande momento ver alguém preocupado em prestar homenagem em vida às pessoas. Parabéns ao deputado pela feliz iniciativa e a toda a equipe pelo trabalho tão bem feito e que valoriza as pessoas que ajudaram na construção de Arapiraca”, declarou Petrúcio dos Santos, vice-presidente do Conselho e membro do Fórum Mundial de Direitos Humanos.

Os documentários podem ser acessados pelo canal no YouTube youtube.com/@ricardonezinhoal.

Confira a lista dos homenageados nesta 22ª edição do Raízes de Arapiraca

  1. 1. Claudomiro Simplício da Silva – O Sapateiro
  2. 2. Maria Correia Raimundo Neto (Lourdes) – Os Velhos Caminhos
  3. 3. Wilton Malta de Almeida – Presidente do Comércio
  4. 4. José Acrúcio dos Santos (Professor Acrúcio) – O Mestre e a Palmatória
  5. 5. José Inácio da Silva (Nelson) – O Vendedor de Rapadura
  6. 6. Manoel Cardoso dos Santos – Memórias da Fazenda Velha
  7. 7. Alaide Maria da Silva – O Fulgor de Suas Constelações
  8. 8. José Ferreira Filho – O Artesão do Colchão de Capim
  9. 9. Marinalva Teles dos Santos Lima (Maria) – O Cristalino das Águas
  10. 10. Manoel Dias de Miranda – O Fiscal da Tributos da Intendência
  11. 11. Bartolomeu Apolinário Silva – O Radiante da Realce
  12. 12. Efenor Luis dos Santos – O Barulho do Avião
  13. 13. Júlia Ventura dos Santos – Vestida de Noiva

Fonte: Cada Minuto / Tribuna Hoje / Tecla1 / Arapiraca News

Assessoria

Assessoria