Deputado Ricardo Nezinho fala sobre a Reforma Política para o Brasil
O deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB), em entrevista ao site alagoasalerta, na Coluna da jornalista Jana Braga, falou sobre a Reforma Política na Câmara Federal, que discute dois dos tópicos previstos: o Distritão, que altera o sistema proporcional para majoritário, e o Financiamento Público de campanhas eleitorais a partir da criação de um fundo com 0,5% da receita corrente líquida do país (arrecadação menos gastos da União com Estados e Municípios) em anos eleitorais. A estimativa é que se aprovado, o fundo deve chegar a R$ 3,6 bilhões.
Segundo o parlamentar, é favorável ao Distritão em virtude do regime democrático de direto onde vale a opinião da maioria. E questiona o “efeito tiririca” da proporcional em razão do quociente eleitoral que elege deputados de votação menor ocorrendo uma renovação surpresa de eleitos favorecidos por pontuais puxadores de votos. Ele entende que o poder da representatividade no Distritão é mais forte do que nas regras atuais.
Quanto ao Fundo de Financiamento Público, Ricardo considera que é temerário nos moldes que está posto. Diz ser favorável, mas com uma ampla discussão e aponta uma falta do Congresso em esclarecer essas regras diante da pressa em aprovar dentro do prazo para mudanças nas regras eleitorais que tenham validade para o próximo ano.
Ele afirma que não é a reforma que as pessoas imaginavam, mais completa e mais contundente, mas observa que o sistema está se aperfeiçoando pontuando que não se pode continuar mais no modelo arcaico.
FONTE: www.portalnoticiasdasuacidade.wordpress.com