15 de julho de 2021
Imprensa RNZ (1353 articles)
Share

Candidaturas a ALE em 2022 poderão provocar turbulência política em Arapiraca

A eleição em Arapiraca, segundo colégio eleitoral do Estado em 2022 quando serão escolhidos pelo voto, o governador do Estado, um senador, 27 deputados estaduais e 09 federais. De acordo com as articulações preliminares, três entre quatro vereadores por Arapiraca, estão propensos a irem para a disputa para deputados estaduais.

Os três deputados estaduais que integram a bancada de Arapiraca –Tarcizo Freire (PP) Ricardo Nezinho (MDB) e Breno Albuquerque que deve deixar o PRTB vão para a reeleição.

Os vereadores que planejam alçar voos mais altos são; o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Thiago ML, (Pros) Sergio do Sindicato, atualmente filiado ao PSDB, e que deve aproveitar a janela, seis meses antes da eleição, para ingressar o PSD em um acordo com o deputado federal Marx Beltrão e Fabiano Leão atualmente filiado ao PSDB.

Outro nome forte na disputa para a ALE em 2022 é o da ex-prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) atualmente secretária de Estado de Desenvolvimento Social.

Existe a especulação nos bastidores. da possibilidade da ex-vereadora Aurélia Fernandes (PSDB) que obteve expressiva votação em 2020, superior a dois mil votos e não chegou a se eleger ficando na primeira suplência, e o vereador Pablo Fênix (PSDB) entrarem na disputa para a Câmara dos Deputados. Já o deputado federal Severino Pessoa está muito bem articulado em todo o Estado no seu projeto de reeleição para a Câmara dos Deputados.

Pode ocorrer dança de cadeiras

Entre os três deputados estaduais com base eleitoral em Arapiraca, Ricardo Nezinho está em condição favorável para a reeleição, tem uma família estruturada e unida tem serviços prestados, experiência vitoriosa em várias campanhas, a irmã é vice-prefeita e o irmão, o vereador Rogério Nezinho (MDB) foi o mais votado na eleição de 2020.

Já Breno Albuquerque e Tarcizo Freire terão que se esforçar muito no objetivo de reeleição. Freire não conta com grupo político. Sua votação sofreu forte redução nas duas últimas eleições. Após sua segunda derrota para a Prefeitura de Arapiraca em 2020, se aliou ao prefeito Luciano Barbosa (MDB) no entanto, não contou com o novo gestor, com o apoio que consegui com o saudoso prefeito Rogério Teófilo na gestão 2016 /2020.

Freire, além do espaço político no governo municipal anterior, contava com a secretaria municipal de Desenvolvimento Rural. No comando do advogado, Carlos Henrique Lúcio, que desenvolveu excelente trabalho à frente da pasta com destaque para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa foi positivo e fortaleceu a agricultura familiar em todo o município de Arapiraca. Freire não conta mais com o ex-secretário Carlos Henrique Lúcio, um grande desfalque na sua equipe.

Eleição sem coligações

De acordo com as novas regras da Legislação Eleitoral, na eleição 2022 sem coligações o quociente para eleger um deputado estadual é de 60 a 65 mil votos. Cada partido pode apresentar 39 candidatos cumprindo a regra de 30% de mulheres. Já para deputado federal serão necessários 150 a 155 mil votos e cada partido poderá apresentar 18 candidatos.

Na eleição de 2022, as coligações proporcionais continuarão vedadas, caso não ocorra nenhuma alteração legislativa. Nesse caso, as siglas terão que disputar de forma isolada as vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa, aumentando a disputa entre os candidatos para os parlamentos Federal e Estadual.

Nesse cenário, a expectativa é de que na próxima janela partidária, haja uma intensa movimentação entre os partidos políticos. Também com o fim das coligações proporcionais, os partidos políticos terão que trabalhar suas estratégias, buscar formar suas chapas e atrair novos filiados.

 

FONTE: www.cadaminuto.com.br

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ