Ricardo Pereira Melo, natural de Arapiraca, filho do saudoso e ex-deputado Manoel Pereira Filho (Deputado Nezinho) e Dona Paula, Ricardo é casado com a psicopedagoga Suely Nezinho e pai de três filhos: Lucas, Gabryella e Arthur.

ricardo imprensa transporte publico

Médico-veterinário formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Ricardo Nezinho ingressou na vida pública no ano de 1992, quando foi eleito vereador por Arapiraca pela primeira vez.

Cargo para o qual foi reeleito nas três eleições seguintes, nos anos de 1996, 1999 (foi o vereador mais votado na eleição) e 2003.

RICARDO NEZINHO AGRICULTURA ARAPIRACA

Foi presidente da Câmara de Vereadores por duas vezes, entre os anos de 2003 e 2005. Nesse período, como presidente da Casa Legislativa, liderou um processo de modernização administrativa e funcional sem precedentes na história do Poder Legislativo arapiraquense.

A sua gestão foi marcada por um intenso processo de aproximação da Câmara com a sociedade arapiraquense, ao criar mecanismos de acompanhamento e participação popular nas ações desenvolvidas pela Casa Legislativa.

O trabalho liderado por Ricardo despertou interesse até na Região Sul do Brasil. Em 2005, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Escola do Legislativo, convidou Ricardo para expor seu trabalho.

 

No ano de 2006, Ricardo Nezinho realizou uma das ações mais importantes de sua gestão: fechou uma parceria com o Programa Interlegis, do Senado Federal, que culminou com a implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) em Arapiraca.

Graças a esta ação, o município de Arapiraca foi pioneiro na utilização desse sistema na Região Nordeste.

É de Ricardo a criação do site oficial da Câmara de Vereadores de Arapiraca e que foi exaltado por organizações nacionais e internacionais como valioso instrumento de resgate e preservação da história de Arapiraca e da Câmara Municipal.

Atuação destacada na Assembleia Legislativa

deputado estadual

Na eleição de 2006, Ricardo Nezinho foi eleito deputado estadual com expressiva votação (31.872 votos) e o candidato a deputado estadual mais votado em sua terra natal.

No ano de 2010 foi reeleito para o cargo de deputado estadual por Alagoas, obtendo uma votação ainda mais expressiva: 35.107 votos.

No pleito de 2014, Ricardo foi eleito mais uma vez deputado estadual, com a expressiva votação de 44.058 votos, sendo o terceiro mais votado dentre todos os candidatos do pleito.

 

Dentre as inúmeras ações importantes na Assembleia Legislativa Estadual, Ricardo Nezinho foi o autor da Lei Complementar 27 que criou a Região Metropolitana do Agreste, formada por Arapiraca e mais 15 municípios.

Um importante marco para alavancar o desenvolvimento social e econômico de toda a região.

No exercício do mandato vem ocupando importantes cargos em comissões legislativas e de líder da bancada do MDB e da presidência da Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia na Assembleia Legislativa Estadual.

Sua atuação parlamentar tem sido pautada na ética, respeito e compromisso com os interesses e na defesa do povo alagoano.

Prova disso foi sua participação destacada na criação da CPI da TIM para defender os interesses do povo. Ricardo Nezinho também apresentou projetos e indicações para ampliar o abastecimento de água em vários municípios alagoanos, o fortalecimento da Educação e da saúde pública, a exemplo da ampliação do Hospital de Emergência Daniel Houly, solicitação de audiências públicas com a participação da juventude para a prevenção e o combate às drogas, bem como a implantação do Instituto de Criminalística (IC) na cidade de Arapiraca.

Desde fevereiro de 2017 que ocupa as funções de líder da bancada do MDB na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e a presidência da Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia da Casa de Tavares Bastos.