Arraiá Caxi na Roça apresenta sua quadrilha estilizada pela 1ª vez
Após oito anos de muita animação na comunidade Poção, o Arraiá Caxi na Roça apresentou para seu público, pela primeira vez, uma quadrilha estilizada.
Nos anos anteriores, eles faziam a tradicional festa junina com uma quadrilha aos moldes matutos, com os passos já conhecidos de todos, como “Rose Marie”, “Alavantu”, “Anarriê” e “Olha a Chuva!”.
O evento ocorreu nesta sexta-feira (24), véspera de São João, com uma convidativa fogueira logo na entrada da Associação dos Minis e Pequenos Produtores de Abacaxi da Região do Agreste de Alagoas.
No palhoção, houve lindas apresentações como a dança da peneira, com uma coreografia que encantou a comissão julgadora.
Em seguida, ao som da banda Coice de Mula, da Vila São José, aconteceu o desfile das três concorrentes a Rainha do Abacaxi: a vencedora foi a estudante Crislane Vieira, de 15 anos, com toda sua desenvoltura em um belo vestido junino.
Com o tema “Saudades de Uma Noite de São João”, os personagens Justino e Rufina “se casaram” na quadrilha estilizada Caxi na Roça. Os integrantes emocionaram a plateia.
“É uma satisfação imensa estarmos realizando esta festa há 8 anos! Os incansáveis ensaios da nossa quadrilha eram sempre das 8h às 12h e é uma alegria enorme ver nossos filhos e netos se apresentando aqui no palhoção. Jovens estes longe das drogas e mais perto da nossa cultura genuína”, diz Michele Martins, uma das organizadoras.
O vice-prefeito Yale Fernandes compareceu ao arraiá comunitário, ressaltando o resgate às tradições nordestinas e a homenagem aos produtores de abacaxi locais.
Além dele, prestigiaram o evento o deputado estadual Ricardo Nezinho; o diretor de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Wagno Godez; a diretora de Turismo da Sectur e coordenadora deste 14º concurso, Franciane Asevedo; o assessor técnico da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), Manoel Henrique Cavalcante; o presidente do Sindicato dos Agricultores Rurais de Arapiraca, João dos Santos; e os coordenadores de fiscalização da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), do MinC, Cristiano Liberal e Bruno Barreto.
FONTE: www.web.arapiraca.al.gov.br/