Ata de 02 de abril de 1948

Importante: O texto abaixo foi transcrito tal qual se encontra no Livro de Atas da Câmara Municipal de Arapiraca, inclusive preservando as normas gramaticais da língua portuguesa vigentes na época.

Ata da 2ª reunião da 2ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Arapiraca, em 2ª de abril de 1948.

Aos dois dias do mês de abril de mil novecentos e quarenta e oito, (1948) no salão nobre da Prefeitura Municipal de Arapiraca, as 20 horas, reuniu-se a Câmara de Vereadores, com a presença dos senhores Alípio de Oliveira Caldas, Presidente, Lúcio José da Silva Gomes, Vice-Presidente, Romualdo de oliveira Gomes, 1ª secretário, Manoel Lúcio Correia, 2º secretário, e os demais vereadores, Severino Florêncio Teixeira, José Lúcio de m Melo, Gastão Brasileiro de Melo e Domingos vital da Silva, faltando o vereador Manoel Ferreira da Santana. Havendo número legal o sr. Presidente declarou aberta a sessão, dando ordem para a leitura do expediente, onde amanuense passa a leitura da ata anterior, que foi aprovada sem emenda. Em continuação do expediente, o 1º secretário passa a ler 3 circulares das Câmaras de Vereadores dos Municipais de Assembléia, São Braz e manguaba, comunicando as composições de suas mesas, em seguida um requerimento do vereador, Manoel Lúcio Correia. Passando a ordem do dia, pede a palavra o vereador Severino Florêncio Teixeira congratulando-se com a nobre ação do sr. Prefeito pelo gesto sincero e honesto, de fazer doação de seu primeiro subsidio ganho nesta Prefeitura, a matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho, pedindo o mesmo orador que o sr.Presidente mandasse constar em ata como também pedindo que fosse designada uma comissão de três vereadores, que ficou composta de Severino Florêncio Teixeira, José Lúcio de Melo e
Romualdo de Oliveira Lima, para derigerem-se ao nobre chefe do executivo municipal, congratulando-se pela nobre ação de católico, sendo a comissão aprovada por unanimidade. Com a palavra o sr. Presidente, congratulando-se com o nobre orador dizendo que é justa a moção solicitada. Em continuação, entra em 1ª discussão o requerimento nº 9 do vereador Manoel Lúcio Correia, pedindo que o sr. Prefeito por intermédio da Câmara, mande colocar placas desegnativa em diversas ruas da cidade, com seus respectivos números. Tendo o sr. Presidente encaminhado para à comissão de Fazenda e Justiça para seu devido parecer. Por último passa a ser descutido o regimento interno, o qual em 1ª discussão, ficando aprovado com peguenas restrições. Com a palavra o vereador Severino Florêncio Teixeira, diz que na próxima reunião será a última discussão e votação. E como não havendo mais nada a tratar o sr. Presidente deu por encerrada a sessão.

E eu Bernadete de Oliveira Lima, amanuense da Câmara à escrevi
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Arapiraca, em 2 de abril de 1948.

Alípio de Oliveira Caldas – Presidente
Romualdo de Oliveira Lima 1º secretário
Lúcio José da Silva Gomes – Vice- Presidente
Manoel Lúcio Correia
Severino Florêncio Teixeira
José Lucio de Melo
Domingos Vital da Silva

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment