Ata de 17 de março de 1948
Importante: O texto abaixo foi transcrito tal qual se encontra no Livro de Atas da Câmara Municipal de Arapiraca, inclusive preservando as normas gramaticais da língua portuguesa vigentes na época.
Ata da 3ª Reunião da 1ª Sessão Ordinaria da Camara Municipal de Arapiraca em 17 de março de 1948
Aos dezesete dias do mez de março de (1948) mil novecentos e quarenta e oito, no salão nobre da Prefeitura Municipal de Arapiraca, reuniu-se a Camara de Vereadores com a presença dos senhores: Alipio de Oliveira Caldas, Presidente, Lucio José da Silva, vice-Presidente, Romualdo de Oliveira Lima, 1º Secretario, Manoel Lucio Correia, 2º Secretario, e os demais vereadores, Dr. Severino Florencio Teixeira, Gastão Brasileiro de melo,José Lucio de melo e Domingos Vital da Silva. Havendo numero legal o Sr. Presidente declarou aberta a sessão, e mandou que o Secretario lêsse o expediente. Em seguida o Sr. Presidente manda que o 1º Secretario passe a ler uma portaria, juntamente com um progeto de lei em que trata da apuzentadoria do Secretario Genesio Rodrigues da Silva a qual por decisão da Camara, e com restrição de um vereador, o Sr. Manoel Lucio Correia, o Sr. Presidente deu o despacho, que a portaria e o progeto Lei, voltasse a sua origem para que venha em termos, e com os documentos exigidos por Lei. Fala em seguida o Sr. Presidente dizendo que o Sr. Prefeito Constitucional espera do Legislativo municipal a verdadeira justiça, explicando ao vereador Manoel Lucio Correia, que os vereadores em seus debates não ofendiam uns aos outros. Pedindo a palavra o vereador Dr. Severino Florencio Teixeira, para apresentar um requerimento ao Sr. Presidente da Camara de Vereadores, solicitando que fosse votado no Plenario uma resolução para a aposição da Imagem do Cristo Crucificado, no recinto onde funciona a Camara de Vereadores. De acordo com a maioria da Camara, o Sr. Presidente deu o despacho que fosse enviado ao Sr. Prefeito para os devidos fins, e congratulando-se com as bancadas pelas nobres e honrozas ação de Catolecismo. Com a palavra o Vereador Dr. Severino Florencio Teixeira, explicando mais ainda aos seus colegas da Bancada, que o P.S.D. tem boas intenções para fazer justiça. E confiamos que a U.D.N. assim o faça, em aparte o vereador Manoel Lucio Correia, dizendo que não tinha preferencia com ninguem a não ser sua opinião porque assim com a democracia, temos o direito livre de debates e de imprensa.
E como não havendo mais nada a tratar o Sr. Presidente deu por encerrada a Sessão. E eu Bernadete de Oliveira Lima, a amanuense da Camara a escrevi.
Sala das Sessões da Camara Municipal de Arapiraca, em 17 de março de 1948.
Alipio de Oliveira Caldas – Presidente
Romualdo de Oliveira Lima – 1º Secretario
Lucio José da Silva Gomes – Vice Prezidente
Manoel Lucio Corrêa
Manoel Ferreira de Santana
Severino Florencio Teixeira
José Lucio de Mélo
Domingos Vital da Silva