Biografia de José Lúcio de Melo
José Lúcio de MeloJosé Lúcio de Melo nasceu no sítio, hoje bairro, Caititus em Arapiraca-AL, no dia 15 de setembro de 1911. Filho de José Salustriano dos Santos e de Josefa Maria da Conceição. Membro de família numerosa, aos 9 anos de idade ficou órfão de mãe.
Teve uma infância difícil, trabalhando na agricultura, com sua família.Ainda adolescente deixou o sítio onde nascera, passando a residir na sede do Município, onde começou a estudar e ingressou no comércio, como caixeiro. Adquirindo experiência no ramo e possuidor de tino comercial invejável, anos depois, fez acordo com o antigo patrão e se estabeleceu, por conta própria, no centro comercial de Arapiraca.
Em 1946, já casado com D. Ancila Pereira de Melo e pai de oito filhos, José Lúcio de Melo era o símbolo do comerciante bem sucedido. Solidamente estabelecido no ramo de tecidos finos, farmácia e alimentos, tornou-se também industrial, fundando a 1ª indústria de Arapiraca, a Fábrica de “Charutos Leda”, no bairro de Cacimbas.
Em 1947, o comerciante abastado e de boa projeção social, recebeu do Senador Rui Palmeira, o convite para ingressar na política. Num primeiro momento hesitou. Porém, aconselhado por amigos e familiares, e sobretudo porque o convite tão honroso partira da venerável figura do Senador Rui Palmeira, um dos maiores homens públicos da história de Alagoas, terminou aceitando.
Nascia, naquele momento, um político vitorioso, invicto em sua carreira e probo em todos os sentidos.
CARREIRA POLÍTICA
Vereador – por Arapiraca – pela UDN – União Democrática Nacional
1ª Legislatura – de 1948 a 1951
Presidente da Câmara de Vereadores nesse período
Vereador – por Arapiraca – pela UDN – União Democrática Nacional
2ª Legislatura – de 1952 a 1955
Presidente da Câmara de Vereadores nesse período
Vereador – por Arapiraca – pela UDN – União Democrática Nacional
3ª Legislatura – de 1956 a 1959
Vereador – por Arapiraca – pela UDN – União Democrática Nacional.
4ª Legislatura – de 1960 a 1962
Deputado Estadual – por Alagoas – pela ARENA – Aliança Renovadora Nacional
5ª Legislatura – de 1963 a 1966
Deputado Estadual – por Alagoas – pela ARENA – Aliança Renovadora Nacional
6ª Legislatura – de 1967 a 1970
Deputado Estadual – por Alagoas – pela ARENA – Aliança Renovadora Nacional
7ª Legislatura – de 1971 a 1974
Na sua atuação como Deputado foi um defensor intransigente dos interesses das classes pobres de Arapiraca e Alagoas fazendo, dentre outras, as seguintes indicações na Assembléia Legislativa Estadual:
1. Curso Técnico Agropecuário para Arapiraca;
2. Incentivo por parte do Estado (Secretaria da Agricultura) ao cultivo da mamoma na região de Arapiraca;
3. Serviço Médico de Urgência para Arapiraca e Agreste;
4. Sistema DDD – Discagem Direta à Distância para Arapiraca;
5. Criação de Núcleos do SESC e SENAC para Arapiraca;
6. Criação do Hospital Sanatório para Arapiraca;
7. Criação do Internato de Menores para Arapiraca;
8. Criação do Instituto de Identificação para Arapiraca;
9. Aquisição de Ambulância pelo Governo do Estado de Alagoas para atendimento de Arapiraca e Agreste;
10. Melhoria das Estradas vicinais de Arapiraca, pelo DER – Departamento de Estradas e Rodagens;
11. Doação pelo Governo do Prédio do Grupo Costa Rego à Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca (atual sede da FUNESA);
12. Saneamento de Arapiraca;
13. Incentivo à piscicultura no açude do DENOCS – Departamento Nacional de Obras contra a Seca – bairro de Cacimbas, Arapiraca-AL;
14. Criação de uma Emissora de Rádio Difusão para Arapiraca.
No campo social, teve grande atuação, sendo o fundador do Clube dos Fumicultores de Arapiraca tendo exercido a sua Presidência por vários anos. Foi também sócio-fundador do Lions Clube de Arapiraca. Foi também fundador da 1ª Banda de música de Arapiraca
José Lúcio de Melo faleceu em 14 de fevereiro de 1974, aos 62 anos de idade, no exercício do mandato de Deputado Estadual por Alagoas.
Homem simples, de formação e caráter irretocáveis, quer como Vereador por Arapiraca, quer como Deputado Estadual por Alagoas, se constituiu ao longo de sua vida pública, num símbolo de honestidade, padrão moral e integridade.
Deixou para sua família e para as gerações futuras de sua querida Arapiraca um exemplo a ser seguido e ser lembrado com orgulho.
José Lúcio de Melo plantou, ao lado do seu irmão João Lúcio da Silva, Prefeito de Arapiraca por duas vezes e Senador da República, os pilares do desenvolvimento de Arapiraca.
Dados e foto fornecidos pela família do ilustre homem público.