Biografia de José de Oliveira e Silva
O vereador José de Oliveira e Silva era natural de Palmeira dos Índios, local onde nasceu e passou a infância e adolescência, chegando em Arapiraca ainda muito jovem para viver na companhia de seu tio Manoel da Rocha Barros, mais conhecido por Sr. Sansão, proprietário de um fabrico de calçados na antiga rua do Cedro – atual av. Rio Branco.
Na pequena indústria de calçados o jovem José de OLiveira permaneceu por muitos anos, trabalhando com seu tio velho Sansão de quem afastou-se somente quando decidiu-se se casar com a prendada jovem Elvira Cavalcante Leite, da tradicional família das raízes de Arapiraca, de cujo matrimônio nasceram: Osvaldo, Erisvaldo e Erasmo.
Quando José de Oliveira se afastou do fabrico de calçados se instalou com uma mercearia na esquina da av. Rio Branco com a rua Sâo Francisco, em frente ao Grupo Escolar Adriano Jorge. Nessa atividade comercial permaneceu por alguns anos no balcão de sua bodega onde vendia secos e molhados, cereais, charque, bebidas etc.
Mais adiante, em 1938, resolveu mudar de ramo e se transferiu para a cidade de Penedo, onde permaneceu até 1940 quando então decidiu voltar para Arapiraca, matriculando seus filhos para fazer o curso primário.
Após a queda do Estado Novo, houve a redemocratização e a criação dos partidos políticos, quando José de Oliveira se filia ao PSD – Partido Social Democrático, acompanhando o líder Luís Pereira Lima, participando ativamente da campanha política de 1947, na qual se elegeu o prefeito Luis Pereira Lima.
Logo após, José de Oliveira adquiriu umapropriedade no sítio Baixa da Onça, tornando-se um influente produtor de fumo da região. Em 1950, ocorre nove eleição e José de Oliveira novamente se candidata e consegue se eleger a vereador no pelo PSD para a gestão 1950 a 1954, onde conseguiu se destacar como político combativo em defesa do povo de Arapiraca e sua presença na Câmara de Vereadores marcou época.