10 de julho de 2017
Imprensa RNZ (1038 articles)
Share

Vice-governador diz que Escola 10 vai ajudar municípios a avançarem no Ideb

O vice-governador e secretário de estado da Educação, Luciano Barbosa, disse que o Programa Escola 10, que inclui apoio pedagógico e de investimentos em toda a rede pública de ensino, já recebeu a adesão de todos os 102 municípios alagoanos.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), na Superintendência de Interiorização do Governo de Alagoas, em Arapiraca, durante reunião com o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB ) e vereadores dos municípios de Arapiraca e Porto Real do Colégio.

Na pauta do encontro, foram debatidas as ações, obras e programas educacionais que o governo de Alagoas vem adotando na região.

Na reunião também foi tratada a obra de triplicação do Hospital de Emergência do Agreste, reforma e ampliação do IML de Arapiraca, investimentos no Samu, implantação do Instituto de Criminalística, obras de duplicação da Rodovia AL 110, entre outros investimentos do governo estadual no Agreste alagoano.

Na ocasião, Luciano Barbosa revelou que 90% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental I estão nas escolas municipais, e que 75% dos estudantes do Fundamental II também pertencem à rede pública municipal de ensino.

“Quando investimentos na base da Educação, com certeza teremos índices mais avançados, e um Ensino Médio com mais qualidade”, salientou.

Ainda durante o encontro, o vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, lembrou que, em pouco mais de dois anos de gestão, o governo já investiu R$ 17 milhões no repasse de recursos diretamente para o caixa das unidades de ensino, com o programa Escola da Hora, e mais R$ 30 milhões investidos nas obras de reforma e modernização dos estabelecimento públicos.

“Com total apoio do governador Renan Filho, já entregamos 38 ginásios poliesportivos em todo o estado, e dos quais dez somente em Arapiraca. Mais 30 ginásios estão em construção, em todo o estado, das 120 obras em andamento, entre reformas e ampliações das escolas”, acrescentou Barbosa, destacando que mais de dois mil computadores já equiparam os laboratórios de informática, e 90 escolas receberam laboratórios de robótica.

“Temos um compromisso com a Educação do estado, e melhorar o nosso Ideb faz parte desse compromisso. Vamos deixar para trás o baixo índice na Educação que o Estado de Alagoas carregou, para avançarmos na qualidade do ensino também no ensino fundamental”, afirmou Luciano Barbosa.

Centro de Educação Integral

Após a reunião na sede da Superintendência de Interiorização do Governo de Alagoas, Luciano Barbosa, juntamente com o deputado estadual Ricardo Nezinho e vereadores de Arapiraca visitaram as obras de construção do primeiro Centro de Educação Integral do Estado de Alagoas, no bairro Baixão em Arapiraca.

O projeto integra as escolas Quintela Cavalcanti, Pedro Reis e Isaura Lisboa (Epial ). Luciano revelou que a obra é mais um compromisso do governador Renan Filho com o desenvolvimento com a educação de Arapiraca e toda a Região Agreste.

As obras tiveram início em junho e o Centro de Educação integral terá um moderno complexo esportivo, incluindo dois ginásios de esportes, uma piscina semiolímpica, anfiteatro, campo de futebol soçaite, três escolas, praças e um amplo centro de convivência.

O primeiro CEI de Alagoas tem previsão para ser entregue em janeiro de 2018.

 

FONTE: www.tribunahoje.com

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ