19 de dezembro de 2019
Imprensa RNZ (1147 articles)
Share

Ricardo Nezinho recebe título de Membro Honorário da Acala

A última reunião do ano da Academia Arapiraquense de Filosofia, Ciências, Letras e Artes (Acala) foi marcada, na noite desta quarta-feira (18), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no bairro Santa Edwiges, com a posse de novos membros efetivos, beneméritos, honorários e correspondentes da instituição.

A Banda de Música do 3º Batalhão Militar abriu a solenidade, que reuniu confrades, confreiras, homenageados e convidados.

Na ocasião, o deputado estadual Ricardo Nezinho recebeu das mãos da presidente da Acala, a professora Carla Emanuelle Messias de Farias o diploma de Membro Honorário da academia.

Além de sua atividade como parlamentar, há quatro mandatos, defendendo os interesses do povo de Arapiraca e de Alagoas, na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), em Maceió, Ricardo Nezinho também é o idealizador do projeto e documentário audiovisual Raízes de Arapiraca.

Na época em que foi presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, no ano de 2005, Ricardo Nezinho lançou o livro A história de Arapiraca contada pelas Atas da Câmara Municipal, e o livro “Os ramos de uma grande árvore”, que conta a história de sua família.

Durante a solenidade de entrega do título, Ricardo Nezinho disse que estava muito feliz com a homenagem e agradeceu à presidente Carla Emanuelle e a todos os sócios da Acala.

“É motivo de muita satisfação e alegria fazer parte agora desta honrosa academia, que tem uma grande história em defesa da cultura e das artes em nosso município”, destacou o deputado, que doou os dois livros para a instituição.

Nezinho afirmou ser um apaixonado e um vibrante entusiasta da entidade. “No orçamento impositivo, aprovado na Assembleia Legislativa Estadual, destinei 40 mil reais para a Acala”, lembrou ele, destacando os 32 anos da instituição e o trabalho desenvolvido pela atual presidente Carla Emanuele.

Na reunião, tomaram posse como membros efetivos o médico e escritor Jean Rafael; o sargento PM, jornalista e escritor Elias Barboza; o professor, escritor e artista plástico Frank Kiliel; o jornalista Tony Medeiros, a escritora e artista plástica Égide Amorim. Como membros correspondentes, tomaram posse Lavínia Suely, Hugo Novaes, o ex-deputado e artista plástico Ismael Pereira e Sandro Melros.

A solenidade ainda marcou a posse dos membros beneméritos: Maria de Lourdes Correia Silva, e como membros honorários, além de Ricardo Nezinho, o vereador Léo Saturnino, o advogado Júlio Gomes, a professora Deusdeth Barbosa, o professor, historiador e escritor Gilberto Barbosa Filho.

O primeiro presidente da Acala, professor Oliveiros Nunes, também esteve presente ao evento no auditório da OAB em Arapiraca.

“Só tenho a palavra gratidão para dedicar a este momento. Estamos vivenciando um novo momento na academia, que foi a única de Alagoas a lançar recentemente dez livros na Bienal, em Maceió”, salientou a presidente Carla Emanuele de Farias, agradecendo ao deputado Ricardo Nezinho pela aprovação do orçamento que destina 40 mil reais para a instituição.

“Podem ter certeza que esses recursos serão aplicados em novos projetos a favor da cultura e das artes em Arapiraca”, completou. Após o encerramento da solenidade, foi servido um coquetel para as autoridades, homenageados, sócios e convidados da Acala.

 

FONTE:  www.diarioarapiraca.com.br/

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ