31 de outubro de 2017 Compartilhe

Ricardo Nezinho lembra passagem dos 93 anos de Arapiraca

Os 93 anos de emancipação política de Arapiraca, comemorados no último dia 30, foi tema do pronunciamento do deputado Ricardo Nezinho (PMDB) durante a sessão ordinária desta terça-feira, 31. Nezinho, que representa a cidade no Parlamento alagoano, disse que não poderia deixar de render homenagens ao município que vem se destacando como pólo econômico da região Agreste do Estado, tendo como ponto forte o comércio. “Uma cidade que tem se destacado por grandes gestões, que fizeram com que a sintonia entre a iniciativa privada e o setor público tornasse Arapiraca uma locomotiva de desenvolvimento”, declarou Nezinho.

Durante o pronunciamento, o parlamentar fez um breve histórico sobre o surgimento da cidade, que teve como fundador o sertanejo Manoel André. “A cidade de Arapiraca, como todos sabemos, é assim denominada porque o primeiro ponto de abrigo de Manoel André e sua família foi embaixo de uma frondosa árvore chamada Arapiraca”, contou o deputado, lembrando ainda que foi através de outro visionário arapiraquense, Francisco de Paula Magalhães, que enxergou na cultura do fumo a mola propulsora para o desenvolvimento.

“Foi a partir da cultura do fumo que Arapiraca pode dar saltos de desenvolvimento. Desenvolvimento esse que fez com a cidade pudesse, por assim dizer, ter uma reforma agrária natural”, seguiu Nezinho, acrescentando que com o declínio da cultura do fumo, grandes empreendedores e investidores arapiraquenses começaram a investir na cidade. “Saindo de uma monocultura, que é o fumo, para uma diversificação da lavoura, fazendo com que suas potencialidades fossem destaque, levando a descentralização do desenvolvimento da capital para o interior”, observou Ricardo Nezinho, que foi autor da lei que criou a Região Metropolitana de Arapiraca, composta por mais 15 municípios: Campo Grande, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Olho d’Água Grande, São Sebastião, Taquarana, Traipu, São Brás e Jaramataia.

Em aparte, os deputados Tarcizo Freire (PP), que também é arapiraquense, Dudu Hollanda (PSD) e Inácio Loiola (PSB) se associaram ao pronunciamento de Nezinho. “Arapiraca, geograficamente, é como se fosse o coração de Alagoas. A cidade tem crescido, ao longo dos anos, pela capacidade e trabalho de seu povo”, declarou Freire.

Ao se congratular com os arapiraquenses, o deputado Inácio Loiola disse que a cidade está muito bem representada no Parlamento alagoano, cuja bancada tem trabalhado em defesa dos interesses do município e região. “E eu me orgulho muito de vocês arapiraquenses, que cantam muito bem o pedaço de chão de vocês”, disse Loiola.

“Arapiraca é a quinta cidade no País que mais se desenvolveu nos últimos anos. Cada vez que vamos ao município vemos um novo investimento. Os empresários e investidores descobriram que o futuro está em Arapiraca”, ressaltou o deputado Dudu Hollanda, lembrando que uma de suas lutas é a criação de um aeroporto na cidade. “Ontem, durante os festejos de Arapiraca, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella anunciou que já foi definida a área a ser construído o aeroporto regional”, completou Hollanda.

 

FONTE:  www.al.al.leg.br