5 de Maio de 2020
Imprensa RNZ (1159 articles)
Share

Ricardo Nezinho defende utilização de agentes do PSF no combate ao coronavírus

Durante a plenária desta terça-feira, 5, o deputado Ricardo Nezinho (MDB) defendeu a utilização de agentes de saúde, que integram o Programa de Saúde da Família (PSF), na triagem de pessoas com suspeita de coronavírus. Ele observou que Alagoas é o 17º Estado com maior índice de contaminados pelo vírus no País, com 1.538 casos confirmados de Covid-19 e 72 óbitos, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgados ontem, e destacou a necessidade da união entre Estados, Governo Federal e Municípios no combate a doença.

“O Parlamento tem feito sua parte, mas é fundamental que os municípios potencializem suas ações. O agente de saúde pode detectar os sintomas da doença, durante as visitas rotineiras, e encaminhar aqueles com suspeitas da Covid-19 ao posto de saúde”, sugeriu Nezinho, explicando que, a partir de uma análise clínica do médico do PSF, possa ser descartado se é Covid-19 ou encaminhar aquela pessoa para a realização de exames laboratoriais específicos para fechar o diagnóstico e encaminhá-la ao tratamento adequado.

Ricardo Nezinho ressaltou ainda a participação dos municípios no enfrentamento a pandemia de coronavírus. Para ilustrar sua fala, trouxe como exemplo a iniciativa da prefeitura de Girau do Ponciano, na qual o prefeito Davi Barros está viabilizando a construção de um hospital de campanha com 10 leitos de UTI e 16 leitos de retaguarda, no ginásio de esportes da cidade. “Cada um fazendo a sua parte, com esses pontos de triagem que vejo em algumas cidades, com fechamento de acessos, faz com que, no final, vejamos resultados positivos”, observou.

 

FONTE:  www.www.al.al.leg.br

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ