27 de novembro de 2009
Imprensa RNZ (1352 articles)
Share

Renan participa da inauguração do Sesc

O município de Arapiraca, na região do Agreste alagoano, foi contemplado nesta sexta-feira, 27 de novembro, com uma nova unidade do Serviço Social do Comércio em Alagoas (Sesc-AL). A solenidade foi prestigiada pelo senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, que ao lado do prefeito Luciano Barbosa e do presidente do conselho regional do Sesc, Wilton Malta, participou de mais um momento importante para a segunda maior cidade de Alagoas: a inauguração da nova unidade do Sesc do município.

Em seu discurso, Renan lembrou que foi procurado logo no início da gestão do prefeito Luciano Barbosa para marcar um encontro com o presidente da Confederação Nacional do Comércio, Antônio de Oliveira Santos. “Ele nos surpreendeu, fez uma reunião com todo o Sistema do Comércio, todos os presidentes de federações do comércio de todo o Brasil e nós discutimos um pouco sobre a conjuntura nacional. Ele perguntou a mim o que eu queria para Alagoas e eu pedi que ele fizesse uma unidade do Sesc moderníssima em Arapiraca. Ele se virou para a diretoria e disse: está decidido nós vamos fazer o Sesc de Arapiraca”, informou.

“Essa unidade que hoje inauguramos em Arapiraca não é qualquer uma não, é com certeza a mais moderna e ampla unidade de todo o interior do Nordeste do Brasil, é uma coisa que precisa ser ressaltada e temos que agradecer ao doutor Antônio por tudo isso”, declarou Renan.

Papel do comércio

Renan destacou ainda o importante papel do comércio para o desenvolvimento do País. “O papel do comércio tem sido fundamental para o Brasil que estamos vivendo hoje. Quando fui presidente do Senado Federal nós discutimos a necessidade de se priorizar a lei geral da pequena e micro empresa, até então no governo não se falava nisso, o Sebrae tinha feito o projeto, mas o governo não estava disposto a patrociná-lo. Nós fizemos uma reunião na presidência do Senado, lançamos a lei geral, pressionamos o governo para que mandasse o projeto do Sebrae para que tramitasse no Congresso Nacional e se hoje o Brasil está crescendo em plena crise, se hoje o varejo aumentou 20% em plena crise mundial, foi por conta da pujança da nossa economia, mas foi também porque lá no Congresso nós fizemos o dever de casa, votamos a lei geral da pequeno e micro empresa e se o Brasil formalizou em plena crise 1 milhão e 300 mil novos empregos, essa lei geral sem dúvida nenhuma cumpriu um importante papel para que isso verdadeiramente acontecesse”, disse Renan.

“Ainda na minha passagem pela presidência do Senado junto com as centrais sindicais enviamos ao presidente Lula uma proposta que reajustou o salário mínimo, recuperando o seu poder de compra, levando em conta nessa fórmula a inflação passada mais o crescimento da economia, dando aos trabalhadores que ganham salários mais baixos e menores, um reajuste para recuperar o poder de compra, isso também ajudou a fortalecer o nosso mercado interno” frisou o senador.

Investimentos federais em Alagoas

Outra questão destacada por Renan em seu discurso foi a de investimentos públicos em Alagoas, onde ele apontou que “100% dos investimentos que acontecem em Alagoas no âmbito do poder público, sem exceção, são do governo federal”. “É obvio que o Estado tem dado sua contrapartida de 10 por cento, mas o presidente Lula tem distinguido Alagoas com esses investimentos. Para se ter um exemplo nós vamos começar a partir de janeiro a duplicação da BR-101, que é depois do Canal do Sertão, o mais estratégico investimento de Alagoas, que vai ajudar o escoamento da produção, dinamizar o comércio e estimular o turismo. São 248 km de rodovias a serem duplicados, nós estamos construindo aqui em Alagoas com recursos do governo federal e da Petrobrás o gasoduto Pilar-Ipojuca, que é fundamental para que a gente possa exportar o gás produzido em solo alagoano. Nós estamos fazendo investimento na área de ação social, o Bolsa Família em Alagoas tem 400 mil famílias habilitadas e é proporcionalmente o mais expressivo do País. Isso é bom, tem sustentado o fortalecimento do nosso mercado interno”, completou.

Destacou ainda os investimentos federais feitos na educação com a construção de oito novas unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) nos municípios de Arapiraca, Murici, Piranhas, Penedo, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Maragogi e no Benedito Bentes, em Maceió, somando-se as unidades de Maceió, Satuba, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios, bem como da expansão do ensino superior para o interior alagoano, com a construção dos campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, União dos Palmares e Santana do Ipanema.

“Quero dizer aqui que como senador de um estado pobre como Alagoas farei o que for preciso para de uma forma ou de outra colaborar humildemente com o desenvolvimento de Alagoas e com o desenvolvimento de Arapiraca. O que for preciso eu vou fazer”, ressalto Renan.

Agradecimentos

“Quero também cumprimentar esse querido amigo, prefeito Luciano Barbosa, que é um jovem ainda, mais é um visionário e um dos melhores quadros públicos de todo o Brasil, fez um grande trabalho como ministro da Integração Nacional no governo passado e tem feito uma revolução em Arapiraca, atraindo investimentos. Aqui em Arapiraca nós estamos construindo o saneamento de toda a cidade, Luciano está investindo em urbanização, agora mesmo liberamos 17 milhões de reais para pavimentação de Arapiraca, que é o grande desafio desde a época da prefeita Célia Rocha, esse município cresce numa velocidade muito grande e é preciso disponibilizar recursos do governo federal para que essa velocidade tenha do ponto de vista da infra-estrutura uma contrapartida”, complementou.

Concluindo seu pronunciamento, o senador Renan parabenizou a todos os que fazem o Sesc em Alagoas. “Parabéns ao Wilton Malta, quero em seu nome abraçar todos os que fazem o Sesc e a CNC, sobretudo a esse amigo querido, seu Antonio de Oliveira Santos, por quem tenho uma deferência muito grande e o presidente Lula também. Nas duas vezes em que fui candidato a presidente do Senado Federal, eu contei com destacado apoio, não só para esse empreendimento em Arapiraca, mas contei naquela oportunidade em que precisei bastante, com o apoio destacado de seu Antonio. Liguei para que ele viesse aqui, mas ele pediu mil desculpas porque hoje tinha uma audiência pública para discutir a questão do turismo, mas tenho absoluta convicção de que mesmo não podendo comparecer hoje na inauguração dessa moderníssima unidade do Sesc, ele um dia virá a Alagoas e vindo a Alagoas, virá a Arapiraca participar assim desse momento de convivência solidária, fraterna e conhecer o muito do que acontecer aqui nesse querido município”, concluiu o líder do PMDB.

Estrutura da unidade

A nova unidade do Sesc em Arapiraca ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, sendo 4.500 metros de área construída, no bairro Santa Edwirgens, bem ao lado do centro administrativo municipal. O espaço conta com um teatro com capacidade para 120 pessoas; biblioteca; galeria de artes; um centro Sesc Ler com quatro salas de aula, uma sala polivalente e um refeitório; uma clínica odontológica com três módulos integrados.

Além disso, a unidade Sesc de Arapiraca terá uma unidade Mesa Brasil, equipada com câmera frigorífica para até dez toneladas de alimentos; centro de lazer com ginásio poliesportivo coberto, com capacidade para até duas mil pessoas e adaptável para a realização de shows, duas quadras de futebol society, parque aquático com duas piscinas – sendo uma semi-olímpica –, uma academia de ginástica e área para recreação, com quiosques, além de central de atendimento e um balcão de atendimento do turismo social.

Presença ainda de diversas autoridades, como o deputado estadual Ricardo Nezinho (PTdoB); ex-prefeita Célia Rocha; superintendente do Sebrae-AL, Marcos Vieira; vereadora por Maceió, Thaíse Guedes; vereadores, secretários municipais.

 

FONTE:  www.alagoas24horas.com.br

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ