Renan Filho implanta Força-tarefa em Arapiraca
2 de Maio de 2017
Imprensa RNZ (1010 articles)
Share

Renan Filho implanta Força-tarefa em Arapiraca

O governador de Alagoas, Renan Filho, inaugurou na manhã desta terça-feira (02), no Largo Dom Fernando Gomes, no Centro de Arapiraca, o sistema de radiocomunicação digital, que dará maior agilidade às forças integradas de segurança pública e lançou a Força-tarefa, contemplando o município com a entrega de 10 novas viaturas para o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Também participaram da cerimônia, o secretário de segurança pública, coronel Lima Júnior; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Amaral; o vice-governador, Luciano Barbosa, o senador Renan Calheiros, o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB), o prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo, além de diversas autoridades e convidados.

O serviço de radiocomunicação digital já havia sido inaugurado em Maceió, em novembro de 2016.

De acordo com Renan Filho, a ferramenta garante que nenhum sinal das policias pode ser captado, fazendo com que as informações sejam sigilosas.

O governador estreou a nova ferramenta fazendo comunicação com o grupamento aéreo e uma viatura que estava em outra localidade e explicou que a radiocomunicação digital codificada permitirá a melhoria na qualidade de comunicação, já que o som é mais claro e tem menos ruído, além de aumentar a área de cobertura. De acordo com ele, com esses avanços tecnológicos as unidades policiais poderão trabalhar de forma integrada. “As informações vão chegar mais rápidas e, em breve, teremos um resultado bastante favorável”, disse.

O rádio digital ainda proporcionará uma comunicação mais segura, graças à criptografia, que é um modo de codificação da conversação, tornando-a praticamente impossível de ser monitorada. Essa ferramenta contribui para maior segurança das operações policiais, visto que ninguém terá acesso às comunicações interceptando a comunicação via rádio.

Hospital do Câncer

Sobre a construção do Hospital do Câncer de Arapiraca, que irá ampliar os atendimentos na região do Agreste alagoano, o governador falou que o investimento gira em torno R$10 milhões e foram garantidos juntos ao Ministério da Saúde. A previsão de início da obra é ainda para este ano.

A obra foi anunciada na última semana, quando o Governador esteve acompanhado, em Brasília, por técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Na oportunidade,Renan Filho disse que a construção do Hospital do Câncer de Arapiraca faz parte do processo, em curso, de estruturação da rede de saúde pública da região.

Agricultura

Após o lançamento da Força-Tarefa, o governador Renan Filho, o vice-governador Luciano Barbosa e demais autoridades foram até a sede da Superintendência de Interiorização (Governadoria do Agreste), no bairro Jardim Tropical, onde realizaram a entrega de sementes para os agricultores familiares do Agreste e Sertão de Alagoas.

Concurso da PM

Renan Filho garantiu que até o mês de junho, o edital do concurso da Polícia Militar de Alagoas e Corpo de Bombeiros Militar será lançado.

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ