16 de dezembro de 2021
Imprensa RNZ (1276 articles)
Share

Renan Filho entrega UPA em Arapiraca durante abertura da 12ª edição do Governo Presente

Ogovernador Renan Filho abriu, na manhã desta quinta-feira (16), em Arapiraca, a 12ª edição do Governo Presente. As ações beneficiam 10 municípios do Agreste e do Baixo São Francisco. Na abertura dos trabalhos, ele inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arapiraca, entregou equipamentos do programa Fortalece Alagoas e assinou ordens de serviço para a pavimentação de ruas nos bairros Santa Edwiges, Caititus e Brasiliana.

“O Governo Presente começa por Arapiraca, mas vamos, ainda hoje, a Girau do Ponciano, Traipu e São Sebastião”, citou o governador.

Construída no bairro Itapoã, a UPA Noel Macedo vai expandir a Rede Pré-Hospitalar no Agreste. Foi assim denominada em homenagem ao empresário arapiraquense que atuava no ramo imobiliário e que morreu por complicações causadas pela Covid-19, em abril deste ano.

“Serão mais de 150 funcionários que trabalharão aqui na UPA para levar saúde às pessoas. Essa era uma demanda antiga de Arapiraca, que é o polo regional e que fica, muitas vezes, com a responsabilidade de atender todos os municípios da região”, observou Renan Filho.

A UPA de Arapiraca é do tipo III e foi construída pelo Governo do Estado com recursos próprios, da ordem de R$ 6,2 milhões. Tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia.

(Foto: Thiago Sampaio / Alagoas)

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, informou que a unidade começa a funcionar já nesta sexta-feira (17).

“Só este ano, a gente já entregou, em Maceió, duas UPAS semelhantes a essa. A UPA de Arapiraca fortalece o atendimento de urgência no município e região, dividindo um pouco a responsabilidade com o Hospital Regional. Isso é muito importante em nosso planejamento, na descentralização dos serviços e na melhoria do atendimento à população”, explicou Ayres que, ao lado do governador, inaugurou o equipamento.

A unidade 24 horas vai funcionar todos os dias da semana e será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, disponibilizando leitos de observação e de urgência. Além de consultórios, salas de nebulização e gesso, a UPA de Arapiraca conta com laboratório e também realizará exames de raios-X e eletrocardiograma.

Governo Presente

As ações da 12ª edição do Governo Presente se estendem até o próximo sábado (18) e contemplam 10 municípios do Agreste e Baixo São Francisco.

O secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, afirmou que uma das missões que mais lhe dão satisfação é, justamente, coordenar a realização das edições do Governo Presente. “Um dos pilares do Governo Presente é a proximidade e esse programa faz exatamente isso: aproxima os serviços do Estado, como um todo, da sociedade”, enfatizou Farias.

Durante a solenidade de abertura, Renan Filho também entregou nove ambulâncias aos municípios da região e duas máquinas motoniveladoras. Os equipamentos fazem parte do programa Fortalece Alagoas. “Ainda teremos outras etapas do Fortalece Alagoas. Nós ainda vamos trazer, em breve, retroescavadeiras e caminhões compactadores”, revelou Renan Filho.

A cerimônia de abertura do Governo Presente também marcou a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação de 41 ruas nos bairros Santa Edwiges, Caititus e Brasiliana, em Arapiraca. As obras serão executadas por meio do convênio celebrado entre o Estado e a prefeitura, que garantiu o aporte de R$ 9,6 milhões.

Serão instalados 3,8 quilômetros de extensão de rede de drenagem de águas pluviais, beneficiando diretamente mais de 15 mil moradores.

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, ressaltou que as ações concretas do Governo Presente no município são pleitos requisitados por ele diretamente ao governador do Estado. “Esse convênio firmado agora beneficia três grandes bairros: o Caititus, o Brasiliana, que clamava por essas obras há mais de 30 anos; e o Santa Edwiges”, citou Luciano Barbosa.

Participaram, ainda, da abertura da 12ª edição do Governo Presente: os secretários estaduais, Mosart Amaral, do Transporte e Desenvolvimento Urbano; Alfredo Gaspar, da Segurança Pública; Fernando Pessoa, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Enio Lins, da Comunicação; Fabrício Marques, do Planejamento, Gestão e Patrimônio; e da Agricultura, Maykon Beltrão.

Dentre outras autoridades, a cerimônia foi prestigiada por prefeitos e vereadores da região, pelos deputados estaduais Breno Albuquerque e Ricardo Nezinho; e pelo senador Renan Calheiros.

“O Governo Presente é sempre uma oportunidade para aferir a qualidade e a intensidade das políticas públicas; anunciar novos programas e fazer entregas definitivas para a melhoria das condições de vida da população e, efetivamente, colaborar para a eficácia de cada administração municipal”, avaliou o senador Renan.

 

FONTE:  www.tribunahoje.com/


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/ricardonezinho.com.br/web/wp-content/themes/solidus-theme/includes/single/post-tags-categories.php on line 7
Imprensa RNZ

Imprensa RNZ