Raízes de Arapiraca ganha obra de arte para lançamento
3 de Março de 2018 Share

Raízes de Arapiraca ganha obra de arte para lançamento

A cada dia que passa, o documentário audiovisual Raízes de Arapiraca, Eternizando Memórias ganha uma nova dimensão.

A convite do deputado estadual Ricardo Nezinho, idealizador do projeto que conta a história de vida de antigos nativos e visitantes da cidade, toda a produção está sendo reproduzida pelas mãos do artista plástico Marcelo Mascaro e do maestro Marcos Sena.

Na noite desta sexta-feira (2), em mais uma reunião para avaliação de trabalho, iniciado em abril do ano passado e que já reúne mais de 40 depoimentos, o artista plástico Marcelo Mascaro apresentou sua pintura em tela.

A obra de arte foi intitulada pela psicopedagoga Suely Pereira de “Colcha de Retalhos da História”.

 

Na presença de toda a equipe e também do idealizador do projeto, o deputado estadual Ricardo Nezinho, o artista plástico Marcelo Mascaro fez uma exposição da obra.

Ele ressaltou que sua inspiração seguiu um dos maiores ícones da pintura mundial, o espanhol Pablo Picasso, detalhando que a obra não mostrava apenas os quadros lados em xadrez, mas toda a sua dimensão de cores, posições e colocações, desde a própria árvore Arapiraca, dessa vez com as araras que deram nome ao antigo povoado, passando pelas destaladeiras de fumo, a igreja matriz, o fundador Manoel André, a feira livre, o emancipador Esperidião Rodrigues, o campo do ASA e até um avião que fez sua rota de voo pela cidade, na década de 1980.

Mascaro agradeceu ao deputado estadual Ricardo Nezinho pelo convite formulado juntamente com a equipe de produção do documentário audiovisual Raízes de Arapiraca, para fazer parte dessa importante etapa do projeto.

“Esse trabalho representa o verdadeiro resgate da história ainda viva da cidade, e que servirá como referência para as famílias das pessoas entrevistadas e fonte para pesquisas de escritores, professores e estudantes”, acrescentou.

 

 

A pintura em tela fará parte da abertura do documentário, juntamente com o acompanhamento de música produzida pelos maestros Marcos Sena e Jovelino Lima.

Legado

Em atividade desde abril do ano passado, o Projeto Raízes de Arapiraca, documentário audiovisual que conta relatos de antigos moradores e visitantes do município, está sendo procurado por um número cada vez maior de pessoas, na busca para deixar registradas suas histórias de vida para as futuras gerações.

É um documentário etnográfico sobre os nativos arapiraquenses, por meio de produção audiovisual contando a história de vida de cada pessoa que viveu os momentos de luta, vitórias e consequentemente, do desenvolvimento da cidade.

De acordo com o deputado estadual Ricardo Nezinho, o projeto teve um início, mas não tem data para ser concluído.

“Pretendemos fazer o lançamento oficial nas próximas semanas, em evento na sala de cinema do shopping Arapiraca Garden, mas a produção de novos vídeos continuará sendo feita”, argumenta ele, salientando que a ideia é reunir um número cada vez maior de relatos e depoimentos de pessoas que acompanharam momentos importantes da história e continuam vivenciando o desenvolvimento social e econômico da segunda maior cidade de Alagoas.

diarioarapiraca

Por Davi Salsa-Cláudio Roberto

Fotos: Cortesia Sandro Ferreira

Assessoria RNZ

Assessoria RNZ