“Raízes de Arapiraca” emociona homenageados e convidados
16 de Abril de 2018
Imprensa RNZ (1010 articles)
Share

“Raízes de Arapiraca” emociona homenageados e convidados

Uma sala de projeção lotada. Várias gerações reunidas. Um momento para recordar. Naquele lugar, cheio de referências ao passado, não havia como conter a emoção, que se transformou em saudade e não impediu que muitas lágrimas rolassem.

Neste domingo (15), o Deputado Estadual Ricardo Nezinho, lançou um documentário intitulado “Raízes de Arapiraca, eternizando memórias”, numa das salas do cinesystem, no Arapiraca Garden Shopping. Na película, trinta e cinco personagens importantes da terra de Manoel André, revestidos do amor pelo “céu de safira estrelado”, falam com orgulho das experiências vividas, amores encontrados, conquistas fortalecidas.

“Tudo começou quando percebi o quanto minha mãe tinha para contar. Suas memórias, suas histórias, sua vida. Desde então, não consigo deixar de me emocionar, todas as vezes que vejo e ouço seus registros”, disse Nezinho.

Sua mãe já não está entre nós. Mas Ricardo não se conformou em parar por aí. Arregaçou as mangas, definiu sua equipe e foi à luta. O audiovisual iniciou em abril de 2017 por meio de relatos de homens e mulheres que contribuíram diretamente com o desenvolvimento social de Arapiraca. O resultado é um riquíssimo acervo de depoimentos, documentos e fotos que servirão como referência para estudantes e pesquisadores.

A chegada do primeiro automóvel, o primeiro cinema da cidade, os bailes do passado, comportamentos de uma época: está tudo ali, retratado através de memórias privilegiadas e registros oficiais que dão veracidade aos fatos.

“Deixar esse legado para futuras gerações é um compromisso social. Estou muito feliz em estar ajudando minha cidade a não perder suas memórias, suas raízes”, disse Ricardo Nezinho que foi aplaudido pelos homenageados, familiares e convidados que estiveram juntos para a exibição.

Ao final da apresentação, Nezinho entregou aos trinta e cinco participantes do documentário, originais do filme, juntamente com uma lembrança. Para todos eles, nosso muito obrigado!

A equipe do 7Segundos esteve por lá. Assista ao vídeo e acompanhe a entrevista com os homenageados.

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ