Projeto do deputado Ricardo Nezinho contará a história de moradores de Arapiraca
18 de setembro de 2017
Assessoria RNZ (45 articles)
Share

Projeto do deputado Ricardo Nezinho contará a história de moradores de Arapiraca

 

Projeto “Raízes de Arapiraca” foi anunciado nesta segunda(18), na Rádio 96 FM. Produção audiovisual contará a história de vida de cada entrevistado, sua origem, tradições familiares e sua relação com o desenvolvimento social e cultural de Arapiraca.
Documentário audiovisual contará a história de moradores e visitantes de Arapiraca. Projeto foi anunciado, nesta segunda-feira (18), pelo deputado estadual Ricardo Nezinho. A História é feita a partir da história de cada um, de suas experiências, vivências e contribuições sociais.

A 42 dias de comemorar 93 anos de sua emancipação política, Arapiraca recebeu um presente que vai resgatar a memória do município, por meio de relatos e depoimentos de pessoas que participaram diretamente e continuam contribuindo com o desenvolvimento da Terra de Manoel André.

 

 

Essa é a proposta do projeto “Raízes de Arapiraca”, que foi detalhado, nesta segunda-feira (18), pelo deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB), durante entrevista concedida ao radialista Isve Cavalcante, que apresenta o Programa Show de Notícias, na Rádio 96 FM Arapiraca.

De acordo com o deputado, o documentário audiovisual é uma forma prática de mostrar outros olhares, de personalidades conhecidas e, também, de pessoas simples sobre as suas próprias vivências, com o propósito de montar um acervo para consulta por estudantes e pela população em geral.

Ricardo Nezinho , que é filho natural de Arapiraca e está em seu terceiro mandato como deputado estadual, revelou que o projeto vem sendo desenvolvido desde o mês de abril deste ano.

“Desde criança, sempre tive muito amor e curiosidade pela história de minha família e de minha cidade”, contou ele, lembrando que, na época em que foi presidente da Câmara Municipal, lançou um livro contando a história de mais de 200 vereadores e de todas as atas publicadas pelo Poder Legislativo local.

“Queremos resgatar e preservar a história dessas pessoas, que ao longo de toda a sua existência em Arapiraca, participaram dos momentos do crescimento da cidade”, disse o parlamentar, lembrando, que esses momentos foram passados despercebidos, na maioria das vezes, pelos filhos, netos e bisnetos”, frisou..

“Também resgatamos momentos que até os próprios historiadores de Arapiraca não contaram ainda, disse Ricardo Nezinho, citando como exemplo a chegada do primeiro automóvel na cidade e que deixou muita gente assustada, justamente porque nunca tinha visto um veículo em suas vidas”, acrescentou ele.

Durante a entrevista ao radialista Isve Cavalcante, o deputado revelou que a ideia de lançar o projeto surgiu há vários anos, depois do falecimento de seus pais, o saudoso deputado Nezinho e Dona Paula.

Ele conta que chegou a publicar um livro contando a história de vida de seus pais, e agora viu a necessidade de resgatar a história de vida dos outros moradores e visitantes de Arapiraca.

“Em meu site, fiz questão de deixar registrada a história de Arapiraca, com a grande contribuição do professor e historiador Zezito Guedes”, salientou, revelando que o projeto já conta com o depoimento de mais de 20 pessoas, entre homens e mulheres que acompanharam a evolução histórica da cidade.

Ricardo Nezinho adiantou que a produção audiovisual contará a história de vida de cada entrevistado, sua origem, tradições familiares e sua relação direta com o desenvolvimento social, cultural, político e econômico do município de Arapiraca.

Ele conta que, desde o mês de abril, já foram coletados os depoimentos de abril deste ano, moradores e visitantes que chegaram à cidade e continuam vivendo em Arapiraca nos dias atuais.

“Esse documentário audiovisual pretende deixar registrado para essa, e também para as futuras gerações, as grandes histórias, fatos e momentos importantes nesses 93 anos de nosso município, como também pretendemos contar a história de Arapiraca pelos próximos anos”, salientou.

O Projeto Raízes de Arapiraca é uma produção que vai mostrar a toda a sociedade, por meio de vídeos e fotografias, a história de pessoas conhecidas e, também, de pessoas simples cuja vida deve servir de estudos para pesquisadores, historiadores e estudantes que queiram saber mais sobre Arapiraca e os seus filhos nativos e moradores da cidade.

“Não existe uma história completa, cada pessoa tem sua história, suas emoções. Esses depoimentos vão nos ajudar a entender melhor a nossa cidade e suas dinâmicas, além de deixar um legado importante para as próximas gerações”, completou Ricardo Nezinho.

Quem tiver interesse em contar sua história, basta preencher este FORMULÁRIO. Para saber mais informações sobre a atuação do deputado, é só acessar o site no endereço eletrônico: http://ricardonezinho.com.br/raizesdearapiraca

Fone:Diariodearapiraca.com.br
por: Davi Salsa

Assessoria RNZ

Assessoria RNZ