5 de abril de 2005
0 comments
Compartilhe

Pedro Aristides da Silva

Pedro Aristides da Silva

PEDRO ARISTIDES DA SILVA, nasceu no dia 19 de outubro de 1912, na cidade sertaneja de Mata Grande/AL, filho do Sr. Aristides Cândido da Silva, e de dona Maria Anita da Silva.
Viúvo de seu primeiro casamento deixando quatro filhos (04): José Pedro da Silva (agricultor), Rosalva Maria da Silva (dona de casa), Alzira Maria da Silva (dona de casa) e Rubens Pedro da Silva (motorista), já falecido. Fugindo da seca do Sertão, chegou em Arapiraca no ano de 1939, embelezado com o planalto que muito lhe atraiu. Possuia caminhão e começou a transportar tijolo da cidade de Igaci para a cidade de Arapiraca, em seguida começou seus trabalhos na empresa COLLIER, terminando por fixar residência definitiva em Arapiraca em 1942. Na cidade de Arapiraca, casou com Dona Elvira Henrique da Silva com quem teve seis filhos: Paulo Pedro da Silva (comerciante), Severino Pedro da Silva (engenheiro civil) Maria Lúcia da Silva (funcionária pública), Ana Lúcia da Silva (funcionária pública), Luiz Pedro da Silva (comerciante) e José Carlos da Silva (classificador de produtos agrícolas), de trabalhador braçal a proprietário, passou a defender os direitos de todos aqueles que procuravam sua ajuda. Desta feita, foi procurado por muitos amigos que defendiam uma candidatura sua para a Câmara de Vereadores, e então em 1970, consegue se eleger Vereador de Arapiraca com mais de mil votos, em seguida postula outra eleição, pois havia desempenhado o mandato com muita honestidade, então o povo o reelegeu mais uma vez em 1973, com grande votação. Daí por diante não mais parou pois o povo o elegeu em 1975, chegando a assumir a Presidência da Câmara de Vereadores até 1976, em seguida, ainda assume o mandato de Vereador, nas administrações dos Prefeitos, Higino Vital, Agripino Alexandre e Dr. João Nascimento no ano de 1978. Recebeu em 1974 o Diploma de Honra ao Mérito pela participação na formação da Biblioteca da Faculdade de Professores de Arapiraca. Em 1975, recebeu Diploma e certificado como aluno nº 1, e especial do curso de formação de Vigilantes de Menores promovido pelo juizado de menores de Arapiraca.
Em 1971 participou do IX Congresso de Prefeitos e Vereadores da União Municipalista do Nordeste. Em 1979, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito Filatélico da IIIª (EXPOFEAR), onde lhe foi conferido o Diploma por sua valorosa participação na referida exposição. Como Presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, participou de um Congresso na cidade de Belém do Pará, é sócio patrimonial do Clube de Oficiais da Policia Militar de Alagoas, desde 1972, sócio do Clube de Futebol ASA, sócio do Clube ARA (Associação Recreativa de Arapiraca). Em 1980 recebeu o certificado como participante do Seminário sobre Levantamentos das Oportunidades de Investimentos de Alagoas, em 1981 foi lhe conferido pela Câmara
Municipal de Arapiraca o título de Cidadão de Arapiraca, com muita honra e muito orgulho. Em 1981, é Comendador, recebendo a Comenda amigo da Policia Militar de Alagoas, pelos seus relevantes serviços prestados a Arapiraca e Alagoas, esta comenda foi recebida na data em que comemorava as festividades em homenagem ao alferes José Joaquim da Silva Xavier o TIRADENTES. Pela potaria nº 006 do juizado de menores foi designado Diretor Geral da Sede do Comissariado de Menores da Comarca de Arapiraca. Em 1992, mais uma vez recebe o título de Comendador, agora como Comendador de Arapiraca, recebendo das mãos do então prefeito José Alexandre dos Santos, a comenda Manoel André homenagem concedida a pessoas qualificadas como engrandecedores de nossa terra. Hoje, já aposentado, partindo para seus noventas anos, relembra com dificuldade que foi ele com seu primeiro caminhão que trouxe os primeiros trilhos pesados que fizeram a linha férrea até Arapiraca, basicamente, iniciou o progresso desta terra, e sempre sonhou em ver Arapiraca bela, rica, vibrante e altaneira no coração de Alagoas, para impulsionar o pogresso do nosso Brasil. Faleceu em 26 de junho de 2002, quando o Brasil assistia a um jogo da Copa do Mundo.

VER GALERIA

Dados fornecidos pela família

Comentários

Nenhum comentário! Você pode ser o a comentar este post!

Write comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *