29 de outubro de 2015
Imprensa RNZ (996 articles)
Share

“Jovens deputados” tomam posse e elegem Mesa Diretora

A Assembleia Legislativa de Alagoas realizou nesta quinta-feira, 29, uma sessão solene para dar posse aos 27 deputados-estudantes, que foram eleitos no último dia 10 de setembro, para compor o Parlamento Jovem. Eles são alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Marcos Antonio Cavalcanti Silva, localizada no Benedito Bentes, em Maceió. A sessão solene contou com a presença do vice-governador, Luciano Barbosa, que enalteceu a iniciativa do Legislativo.

“Quero, como secretário de Educação, agradecer essa iniciativa da Assembleia de chamar uma de nossas escolas para ser a base desse experimento pioneiro e transformar esses jovens em observadores do que acontece dentro dessa Casa e de como a democracia funciona”, declarou o vice-governador. “Iniciativas como essas demonstram que o Parlamento alagoano não se fecha em copas; ele traz, estimula e conspira com a sociedade para o fortalecimento da democracia no Estado de Alagoas. Portanto, muito obrigado e está de parabéns o Legislativo alagoano por essa grande iniciativa”, completou Luciano Barbosa, representando o Governo de Alagoas.

No comando dos trabalhos da sessão solene, o vice-presidente da Casa, deputado Ronaldo Medeiros (PT) lembrou a trajetória dos estudantes desde o processo eleitoral até o presente momento, como cursos preparatórios para conhecimento do processo e funcionamento do Legislativo, sob a coordenação da Escola Legislativa Divaldo Suruagy. “É uma experiência marcante, fruto de um trabalho dessa Casa que pretendemos ampliar futuramente com outras escolas”, observou Medeiros, ressaltando a importância do Parlamento Jovem para que os estudantes possam, ao final dos dois anos de mandato, sair com uma opinião formada a respeito do que é política.

Para a diretora-adjunta da Escola Marcos Antonio C. Silva, Rosangela Rodrigues a iniciativa da Assembleia Legislativa é de grande importância na construção do processo de cidadania nos jovens. “Vemos, cada vez mais, o jovem distante da política, por mais que tentemos, na sala de aulas, passar para eles a importância da política a pratica é outra situação. Vimos em pouco tempo a evolução dos alunos, engajados e preocupados querendo buscar soluções para a sociedade de um modo geral”, destacou a educadora.

Representando os demais deputados-estudantes, Thiago Venâncio, o mais votado do pleito, leu o termo de posse. Após a solenidade de posse, foi realizada a eleição para compor a Mesa Diretora do Parlamento Jovem, que de acordo com seu Regimento Interno é composta por três integrantes. Por aclamação foram escolhidos Adherbal Dias de Melo Júnior (presidente), Heberty Mateus da Silva (vice-presidente) e Rayana Yasmin Tavares Soares (1º secretária). Devidamente empossados, os três comandarão o Parlamento Jovem pelo biênio 2015/2016.

“É uma coisa inovadora. Estou feliz e também surpreso, pois foi difícil convencer todos os alunos a votar em nnossos projetos”, declarou o presidente Adherbal Júnior, acrescentando que a expectativa para a nova empreitada “é de que tudo certo”.

Os deputados Ricardo Nezinho (PMDB), Isnaldo Bulhões (PDT), Galba Novaes (semm partido), Rodrigo Cunha (PSDB), Carimbão Júnior (PROS), Gilvan Barros Filho (PSDB), Bruno Toledo (PSDB), Marquinhos Madeira (PT) e as deputadas Jó Pereira (DEM) e Thaíse Guedes (PSC) prestigiaram a solenidade, que contou ainda com a participação da Diretora da Escola Legislativa, Rita de Cássia e da secretária estadual da Juventude, Morgana Tavares.

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ