9 de maio de 2016
Imprensa RNZ (1352 articles)
Share

Igreja Católica se posiciona a favor do projeto de lei “Escola Livre”

A Igreja Católica, por meio de padres que celebraram missas em homenagem ao Dia das Mães, se posicionou a favor do projeto de lei “Escola Livre”, de autoria do deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB).

As celebrações aconteceram em diversas missas de bairros de Arapiraca e que foram transmitidas por emissoras de rádios da cidade.

Nelas, alguns padres defenderam o projeto e pediram às mães, que além de dormadoras de opinião dentro do seio da família, e aos católicos, o apoio ao projeto como forma de mostrar que a Igreja Católica denfede os princípios básicos da família.

Os religiosos citaram como exemplo, o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz e o arcebispo de Penedo, Dom Valério Breda, que declaram apoio ao projeto de lei Escola Livre, ao emitir uma nota à imprensa.

Segundo os padres, de acordo com a carta aberta assinada por Dom Antônio Muniz, o projeto trata sobre os princípios necessários de neutralidade e pluralismo.

Professores, pais de alunos e outros segmentos da sociedade, que defendem a família como parte fundamental da solidificação da sociedade, são favoráveis ao projeto, garantiram os religiosos.

“Estranho observar que alguns setores educacionais sejam capazes de se posicionar contra a neutralidade política e ideológica no ambiente escolar, onde deveriam ser formados cidadãos com senso crítico que saibam conviver com o contraditório”, diz um trecho da carta de Dom Antônio Muniz.

Arcebispo de Penedo

Em entrevista ao Portal 7 Segundos, por telefone, o arcebispo de Penendo, Dom Valério Breda, afirmou que é a favor do projeto Escola Livre.

Ele disse que a educação e doutrinação dos filhos devem ser de responsabilidade dos pais e não do Estado, no caso da Escola e pelos professores.

“O núcelo básico da família é o pai e a mãe, depois da família vem a sociedade. Então dentro dessa questão o professor ensina o que aprendeu na faculdade e os pais na doutrinação de seus filhos”, declarou Valério Breda.

O arcebispo de Penedo frisou, ainda, que por trás de tudo isso existe uma vontade de criar uma sociedade alternativa à atual, sem considerar a família. Dom Valério Breda definiu como ‘ideologia dominante’, que está subvertendo tudo.

“A igreja é a favor de que são os pais que decidem sobre a educação do próprio filho”, finalizou dom Valério Breda.

 

FONTE: www.7segundos.ne10.uol.com.br/

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ