Governo executa maior quantidade de obras da história de Arapiraca
14 de julho de 2017
Imprensa RNZ (978 articles)
Share

Governo executa maior quantidade de obras da história de Arapiraca

Vice-governador, Luciano Barbosa, fez reunião com vereadores e deputado estadual em Arapiraca. Foto: Davi Salsa
No ano em que o Estado de Alagoas comemora o seu bicentenário de emancipação política, o governo de Renan Filho e Luciano Barbosa, ambos do PMDB, está entregando a maior quantidade de obras nos 93 anos de história do município de Arapiraca. Os investimentos estão por toda parte. São obras nas áreas de educação, saúde, segurança, agricultura, infraestrutura e desenvolvimento econômico e social.

Em mais uma visita ao município, no início desta semana, o vice-governador Luciano Barbosa teve um encontro, na sede da Superintendência de Interiorização do Governo de Alagoas, com o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) e vereadores de Arapiraca e Porto Real do Colégio.

Na ocasião, Barbosa tratou de várias questões para manter o ritmo de desenvolvimento econômico e social que o município vivencia há mais de 20 anos.

Evidenciando o compromisso do governador Renan Filho, ele citou que, em dois anos e seis meses de gestão, Arapiraca já recebe 17 importantes obras, além de dezenas de programas e projetos sociais, que marcam positivamente a vida dos moradores da maior cidade do interior de Alagoas.

Luciano Barbosa citou como exemplos as obras de triplicação e modernização do Hospital de Emergência do Agreste. O Hemocentro passa por total reforma e ampliação, e o mesmo acontece no prédio do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Grande vetor de desenvolvimento, a Rodovia AL-110, na área urbana da cidade, está em fase final das obras de duplicação.

Os serviços de implantação do Gasoduto estão em ritmo acelerado e, em breve, o gás natural, vindo de Penedo, chegará com toda a força em Arapiraca, trazendo mais desenvolvimento para o município e toda a região.

Na área da segurança pública, o Governo de Alagoas trouxe um helicóptero para reforçar o policiamento ostensivo e as ações de combate ao crime e ao tráfico de drogas.

A segunda maior cidade de Alagoas também recebeu 15 novas viaturas, dez motos, novos armamentos e uma Delegacia de Homicídios.

O governo já alugou um prédio, no bairro Baixão para a implantação do Instituto de Criminalística (IC), e continua nas tratativas com o município para o sistema de videomonitoramento e a implantação de uma Delegacia de Repressão ao Narcotráfico.

Desenvolvimento de Arapiraca passa pela Educação

O setor educacional vem recebendo maciços investimentos, com a construção e inauguração do Colégio Militar Tiradentes, construção e entrega de três ginásios poliesportivos nas escolas Arthur Ramos, Quintella Cavalcanti e Pedro Reis. O governo construiu e entregou a sede própria da Gerência Regional de Ensino (5ª Gere), no bairro Baixão.

Defensor e pioneiro na implantação do modelo de escola em tempo integral, ainda na época em que foi prefeito de Arapiraca, o vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, reformou, ampliou e transformou a Escola Isaura Lisboa (Epial) em escola de tempo integral.

A Escola Premem também foi reformada e ampliada, e, em breve, terá o seu moderno ginásio poliesportivo. O governo estadual está reformando a Escola Manoel André e concluindo as obras de ampliação e modernização da Escola Aurino Maciel.

A comunidade estudantil de Arapiraca recebeu mais de duas mil novas carteiras escolares, mais de 150 novos computadores e laboratórios de robótica e informática.

No encontro com o deputado Ricardo Nezinho e vereadores, Luciano Barbosa visitou o canteiro das obras de construção do primeiro Centro de Educação Integral do Estado de Alagoas, no bairro Baixão em Arapiraca.

O projeto integra as escolas Quintella Cavalcanti, Pedro Reis e Isaura Lisboa (Epial), em mais um compromisso do governador Renan Filho com o desenvolvimento de Arapiraca.

As obras tiveram início em junho e o Centro de Educação integral terá um moderno complexo esportivo, incluindo dois ginásios de esportes, uma piscina semiolímpica, anfiteatro, campo de futebol soçaite, três escolas, praças e um amplo centro de convivência. O primeiro CEI de Alagoas tem previsão para ser entregue em janeiro de 2018.

Ainda durante o encontro, Luciano Barbosa lembrou que, em pouco mais de dois anos de gestão, o Governo já investiu R$ 17 milhões no repasse de recursos diretamente para o caixa das unidades de ensino, com o programa Escola da Hora, e mais R$ 30 milhões investidos nas obras de reforma e modernização dos estabelecimentos públicos.

“Com total apoio do governador Renan Filho, já entregamos 38 ginásios poliesportivos em todo o estado, e dos quais dez somente em Arapiraca. Mais 30 ginásios estão em construção, em todo o estado, das 120 obras em andamento, entre reformas e ampliações das escolas”, acrescentou Barbosa, destacando que mais de dois mil computadores já equiparam os laboratórios de informática, e 90 escolas receberam laboratórios de robótica.

“Temos um compromisso com a Educação do estado, e melhorar o nosso Ideb faz parte desse compromisso. Vamos deixar para trás o baixo índice na Educação que o Estado de Alagoas carregou, para avançarmos na qualidade do ensino também no ensino fundamental”, finalizou Luciano Barbosa.

 

FONTE:  www.arapiracanews.com

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ