10 de junho de 2022
Imprensa RNZ (1325 articles)
Share

Em Arapiraca, governador Paulo Dantas anuncia Hospital Metropolitano para o Agreste

A região do Agreste vai ganhar um Hospital Metropolitano que será construído no município de Arapiraca, com o mesmo porte e capacidade de atendimento semelhante ao Hospital Metropolitano de Maceió. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Dantas, na tarde desta quinta-feira, durante visita técnica ao Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca.

Ele informou que a nova unidade vai ter investimento de aproximadamente R$ 200 milhões e o já foi discutido com os secretários de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, e da Fazenda, George Santoro. Quando estiver pronto, o novo equipamento será referência de atendimento às demandas dos 52 municípios da região e vai gerar aproximadamente 1.200 empregos na área de saúde e promover assistência de qualidade para as populações dos municípios da região.

“Também já deixei acertados os cronogramas para o hospital de Palmeira dos Índios, para a conclusão do Hospital do Coração, que é fundamental e já estamos preparando para os próximos dias a ordem de serviço, em Maceió, para o Hospital do Idoso, a ordem de serviço da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Marechal Deodoro e da UPA de Coruripe. Estou muito animado, pegando no serviço, abordando sempre, cobrando da equipe e tenho certeza absoluta que o estado de Alagoas está pronto para seguir avançando com esse trabalho.

VISITA TÉCNICA

A agenda do governador Paulo Dantas em Arapiraca teve como foco principal uma visita técnica ao Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly, com o objetivo de observar, in-loco, as condições de funcionamento e suas necessidades. Ao lado do deputado Ricardo Nezinho e dos dirigentes da unidade de saúde ele conheceu todos os setores de atendimento à saúde, conversou com servidores e ouviu pacientes no leito hospitalar.

Inaugurada em 2003, a unidade de saúde gera cerca de 1.300 empregos diretos e é a porta de entrada para os casos de urgência e emergência da região do Agreste e oferta à população os serviços especializados nas áreas de clínica médica, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, pediatria, cirurgia geral, cirurgia vascular e neurocirurgia.

Para se ter uma ideia do volume de atendimento, só nos quatro primeiros meses deste ano (de janeiro a abril), a unidade realizou 17.593 atendimentos e recebeu 820 internamentos na enfermaria e 272 na UTI, além da realização de exames laboratoriais e de imagens.

De acordo com a gerente do hospital, Bárbara Albuquerque, hoje a unidade atende uma média de 4.500 pacientes por mês, é referência em trauma, para os 52 municípios da região, e tem também unidade de AVC e durante toda a pandemia foi também referência para pacientes com covid-19, chegando a atingir 100 leitos, sendo 40 de UTI, no período mais crítico da doença. Hoje, o maior número de atendimento continua sendo trauma, mas o hospital mantém em funcionamento uma unidade de síndromes gripais e uma de AVC dentro de sua estrutura.

“É uma honra, estávamos esperando ansiosos pela vinda do governador Paulo Dantas e do deputado Ricardo Nezinho para mostrar um pouco da nossa estrutura e dos nossos serviços”, destacou a gerente Bárbara Albuquerque.

O deputado Ricardo Nezinho destacou a disposição do governador Paulo Dantas em conhecer de perto os problemas do estado e dar respostas imediatas, desde o primeiro dia do seu governo, e disse que foi ele quem tomou a iniciativa de ir a Arapiraca visitar o hospital.

“Na verdade foi ele quem disse, Ricardo, eu vou lá, conhecer o hospital de emergência para ver quais são as suas necessidades. E é isso que eu vejo no governador Paulo Dantas, desde início: Respostas rápidas. Isso em tão poucos dias, de governo e pegando um momento fatídico como esse, de grandes chuvas, o governador tem andando de norte ao sul, de leste a oeste do estado, mostrando que é pau pra toda obra”, concluiu Nezinho.

 

FONTE:   www.alagoasagora.com.br


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/ricardonezinho.com.br/web/wp-content/themes/solidus-theme/includes/single/post-tags-categories.php on line 7
Imprensa RNZ

Imprensa RNZ