21 de Abril de 2016
Imprensa RNZ (1038 articles)
Share

Câmara de Arapiraca homenageia Professora Dira com Título de Cidadã Honorária

Com o plenário completamente tomado por familiares e amigos, a Câmara Municipal de Arapiraca, realizou na noite desta quarta-feira (20), Sessão Solene para entregar o titulo de Cidadã Honorária de Arapiraca, a professora Vanuza Barros de Oliveira (Dira Oliveira), esposa do jornalista e juiz José Firmino de Oliveira. A autoria da homenagem é da vereadora Gilvania Barros.

Estiveram presentes à solenidade, o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB), os ex-deputados Demuriez Leão e Ismael Pereira, além de outras autoridades e empresários da cidade.

A autora da homenagem, a vereadora Gilvania Barros (PMDB), falou da dedicação da professora aposentada Dira Oliveira, que durante o tempo em que exerceu a sua atividade, tantos serviços prestou a sociedade arapiraquense ao contribuir diretamente com a formação de muitas gerações.

“A Câmara Municipal de Arapiraca, não presta nenhum favor ao homenagear a professora Dira Oliveira, mas cumpre o seu papel de prestar uma justa homenagem a alguém que por muitos e muitos anos, dedicou a vida aos ensinamentos nas escolas das redes do estado e município.

A vereadora Aurélia Fernandes, lembrou do comprometimento da professora Dira Oliveira, ainda na Rádio Novo Nordeste, ao participar dos eventos realizados pela emissora e que hoje, Arapiraca, recebe de braços abertos a mais nova filha de Arapiraca, que já era, porém hoje, se torna de fato e de direito.

O representante do Ministério Público de Alagoas, Geraldo Magela Pirauá, ao falar sobre a homenageada, lembrou da mulher, mãe e amiga que é Dira Oliveira, principalmente pela sua dedicação como professora que foi ao longo dos anos.

Ele lamentou, que Arapiraca preste tão pouco homenagens aos professores, que são os principais responsáveis pela formação de gerações e gerações.

O ex- presidente da Casa e ex-deputado estadual Ismael Pereira, mostrando está bastante emocionado, fato em que não acontece sempre, fez um breve relato da vida da homenageada, afirmando que em cada estrela no céu, uma representava a homenageada e que a autora do projeto concedendo a homenagem, a vereadora Gilvania Barros, estava bastante feliz em poder prestar esta homenagem.

Ele concluiu afirmando, que retornar aquela Casa, hoje na condição de orador para falar sobre alguém que tão bem conhece pelos seus feitos educacionais, o tornam mais feliz e agradecido a todos os vereadores que aprovaram o projeto por unanimidade.

O deputado estadual Ricardo Nezinho, iniciou o seu discurso, citando o provérbio 31, mulher virtuoso quem achará o seu valor muito excede o de rubins, para exemplificar o valor da homenageada.

Para o deputado, ao conceder a homenagem, não apenas o Poder Legislativo se engrandece, mas toda a sociedade arapiraquense que passará a ter a partir de hoje, de fato e de direito, a mais nova filha da cidade.

“Os valores morais e éticos passados pela homenageada aos filhos demonstra o grau de sabedoria e sensatez de alguém, que durante muitos e muitos anos, dedicou sua vida aos ensinamentos educacionais.

O esposo, o jornalista José Firmino de Oliveira, a cada palavra pronunciada, três eram para denotar o amor que sentia por Dira Oliveira, carinhosamente chamada por ele, por Dona Dira.
Ele disse que por está se sentindo bastante emocionada, ela passou para ele, a responsabilidade de agradecer aos vereadores a homenagem.

Também prestaram homenagens a Dira Oliveira, Joes Lins, presidente do Rotary Clube e Maria Jucione, presidente da Casa da Amizade, que enalteceram as qualidades da homenageada como mulher, mãe e amiga, parabenizando a Câmara Municipal de Arapiraca, na pessoa da autora do decreto legislativo, a vereador Gilvania Barros.

Os netos da homenageada também prestaram homenagens com a entrega de flores. Após a solenidade, foi servido um coquetel aos presentes.

Ao encerrar a solenidade, o presidente Márcio Marques, que dirigiu os trabalhos, disse que ao prestar uma homenagem a Professora Dira Oliveira, o Poder Legislativo de Arapiraca, não estaria fazendo nenhum favor, mas prestando uma justa homenagem a uma mulher que ao longo de sua vida, dedicou grande parte da vida na formação de gerações.

“Esta Casa, se sente honrada em outorgar com o titulo de Cidadã de Arapiraca, a mais nova filha da cidade, tornando-a a partir de hoje, de fato e de direito, filha da cidade”, disse Márcio Marques.

Estiveram presentes à solenidade, os vereadores Márcio Marques, Ronaldy Vital Rios (Roninho), Aurélia Fernandes, Adalberto Saturnino, Gilvania Barros, Fabiano Leão, Josias Albuquerque, Dorge do Queijo, Rogério Nezinho e Dr. Fábio.

 

FONTE: www.minutoarapiraca.cadaminuto.com.br/

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ