22 de abril de 2005
0 comments
Compartilhe

Biografia de Letícia Barbosa

A vereadora Letícia Barbosa é natural de Arapiraca e nasceu no sítio Mocó, zona rural do município. É filha do agropecuarista Manoel Ricardo Barbosa e Maria Guilermina Barbosa, de cujo matrimônio nasceu uma numerosa prole assim constituída: Maria, Edite, Euclides, Jaime, Letícia, Noêmia, José, Narciso e Eurise.
O patriarca Manoel Ricardo Barbosa em 1936, mais conhecido por Nezinho, resolveu se transferir para par o centro urbano e adquiriu um imóvel no Alto do Cruzeiro, onde passou a residir instalando também uma mercearia, que entregou aos filhos mais velhos, colocando os mais jovem na escola para estudar o curso primário.
Enquanto isso, o chefe da família continuou suas atividades agrícolas cultivando cereais, algodão, palma forrageira e cuidando do criatório de gado bovino nas propriedades que lhe pertenciam, vizinhas aos seus irmãos.
Mais adiante, o filho mais velho, casou e foi viver em São Paulo, Nelclides se estabeleceu com o seu próprio negócio e Letícia também se instalou com uma casa comercial no ramo de secos e molhados, na rua do comércio (atual praça Manoel André) logo prosperando com o empreendimento.
Acompanhando a política do prefeito Luís Pereira Lima, líder do PSD, no ano de 1955 resolveu ingressar na política partidária, candidatando-se a vereadora e foi eleita com expressiva votação, tomando posse e fazendo oposição as lideranças da UDN, na gestão do prefeito João Lúcio da Silva.
Vereadora atuante, Letícia Barbosa marcou época, participando do Poder Legislativo como a primeira mulher eleita para exercer o cargo de vereadora em Arapiraca na gestão 1958-1966.

VER GALERIA

Comentários

Nenhum comentário! Você pode ser o a comentar este post!

Write comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *