22 de abril de 2005
0 comments
Compartilhe

Biografia de José Lúcio da Silva

Uma das lideranças políticas do passado, era ainda muito jovem quando participou da campanha da Emancipação Política de Arapiraca liderada por seu primo Esperidião Rodrigues da Silva. Era filho de Lúcio Roberto da Silva e Maria Rosa Correia dos Santos, neto do fundador de Arapiraca Manoel André Correia dos Santos.

Era reconhecido como um homem íntegro por toda comunidade, ligado a política partidária do município durante toda sua vida. Na sua mocidade, foi fazendeiro e um dos primeiros comerciantes de Arapiraca, possuindo uma loja de tecidos na atual praça Manoel André.

Com o fim da 2ª Guerra Mundial e a queda do Estado Novo participou da campanha de redemocratização do País após a criação dos partidos políticos, foi um dos fundadores da UDN-União Democrática Nacional, ao lado de José Lúcio de Melo, Domingos Vital, Dr. José de Souza Guedes, Manoel Lúcio da Silva, João Ribeiro Lima e outros.

Casado com Júlia Pereira de França, prendada jovem de uma tradicional família, raízes de Arapiraca, de cujo casamento nasceu José Pereira Lúcio – Lucinho, que continuaria também ligado a política partidária, filiado a extinta UDN, fazendo oposição as lideranças do PSD, lideradas por Luís Pereira Lima, prefeito de Arapiraca no período 1948 – 1951.

O patriarca José Lúcio da Silva, em 1954, resolveu concretizar seu grande sonho e lançou a candidatura de seu filho Lucinho a vereador de Arapiraca e conseguiu elegê-lo como o mais votado do pleito e após a posse foi eleito presidente da Câmara Municipal de Arapiraca.

José Lúcio da Silva teve uma trajetória bem-sucedida em sua terra natal, marcando sua passagem onde foi considerado uma das reservas morais da cidade fundada por seu avô Manoel André Correia dos Santos.

Comentários

Nenhum comentário! Você pode ser o a comentar este post!

Write comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *