22 de abril de 2005
0 comments
Compartilhe

Biografia de José Antonio de Melo

O vereador José Antonio de Melo é natural de Lagoa da Canoa, onde nasceu no 24 de fevereiro de 1901, na época um distrito de Arapiraca. Filho do Sr. Antonio Joaquim de Melo e Dona Francelina Francisca de Melo (Dona Pina) sendo o seu filho mais conhecido por Zé da pina.
Quando criança aprendeu com o tio a profissão de pirotécnico, uma prática que continuou na juventude e na fase adulta por mais de 30 anos era o mais procurado na região.
Casou-se com a jovem Marcolina Avelina de Brito (in memoriam) em 1925, de cuja união nasceram sete filhos dos quais se criaram quatro homens e uma mulher: (agropecuarista) José Valdomero de Melo, (in memória) José Climério de Melo, Niraldo Antonio de Melo, advogado residente em São Paulo, Geraldo Antonio de Melo pecuarista e caminhoneiro e Argentina Melo, formada em contabilidade pela Escola Álvaro Penteado – São Paulo e ex-funcionária do Banco da Lavoura de Minas Gerais S.A., atual Banco Real.
Foi também Sub-delegada no município de Traipú e Juiz de Paz assinando casamentos no 3º Distrito, ocupando logo após o cargo de fiscal do 3º Distrito do Município de traipú.
Ainda hoje é um homem muito conceituado e querido por todos em sua terra natal por seus feitos e também por ser uma criatura que durante toda sua vida serviu a comunidade e em especial as pessoas mais humildes.
Foi eleito vereador de Arapiraca em 1950 (um fato inédito) conseguindo os votos de todos os leitores do sítio Lagoa de Dentro, na gestão do prefeito Dr. Coaracy da Mata Fonsêca. De suas ações como vereador, as que merecem mais destaques foram a criação de uma escola no sítio Carnudo, hoje município de Lagoa da Canoa e outra escola construída no então distrito de Craíbas – a Escola Municipal José Francisco de Brito Chicote.
Foi, em 1962, um verdadeiro baluarte, trabalhando intensamente pela Emancipação Política de sua terra natal – Lagoa da Canoa, quando foi eleito com expressiva votação ao cargo de Vice-Prefeito.
Como vereador, José Antonio de Melo marcou época e o seu nome é uma legenda no cenário político de Arapiraca com o seu verdadeiro espírito de homem público.

VER GALERIA

Comentários

Nenhum comentário! Você pode ser o a comentar este post!

Write comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *