22 de abril de 2005
0 comments
Compartilhe

Biografia de Jorge Pereira de Oliveira

jorgeJorge Pereira de OliveiraJorge Pereira de Oliveira, nasceu no dia 30 de setembro de 1931, na cidade de Batalha (AL), filho de Ulisses Lopes de Oliveira e de dona Alexandrina Pereira de Oliveira.

Viúvo de Terezinha Amorim de Oliveira, com quem contraiu matrimônio, deixou quatro (04) filhos: Talvanes Amorim de Oliveira, formado em Informática pela Associação Latino Americano na cidade de Recife; Jaqueline Amorim de Oliveira, formada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas; Tércio Amorim de Oliveira, Industriário; Micheline Amorim de Oliveira Félix, dona de casa. Em 1936, seu pai emigrou para Arapiraca, atraído pelo plantio do fumo, fixando residência e começando uma nova atividade. Jorge Pereira de Oliveira, com cinco (05) anos de idade, era o sexto (06) dos 12 (doze) filhos do casal. Aprendeu as primeiras letras com professores particulares. Em 1940, com a chegada da primeira escola pública à Arapiraca, “o Grupo Escolar Adriano Jorge”, cursou o primário, o ginásio fez no Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho e o segundo grau inicio na Escola Quintella Cavalcanti, onde terminou fazendo o exame de supletivo de Educação Geral, promovido pela Secretaria de Educação Especializada.

Filho de Tradicional família política, seu pai candidatou-se a Vereador em Arapiraca na primeira legislatura depois da Redemocratização do país, conseguindo o terceiro lugar. Ficou como primeiro suplente de Vereador em 1947. Em, 1964, elegeu-se Vereador na cidade de Lagoa da Canoa. José Ulisses de Oliveira, seu irmão mais velho, elegeu-se Vereador em Arapiraca em 1967. Jorge Pereira de Oliveira foi eleito Vereador em Arapiraca em 1970, pela Aliança Renovadora Nacional, conseguindo a maior votação do seu partido (Arena). Pois dos 11.889 eleitores da época, obteve 839 votos, conforme Diploma fornecido pelo Tribunal regional Eleitoral de Alagoas. Foi eleito Presidente, recebendo todos os votos dos seus colegas. Em 1973, reelegeu-se para seu segundo mandato.

ATIVIDADE POLÍTICA

Como Vereador, um dos seus trabalhos foi o projeto de desmembramento do perímetro urbano de Arapiraca, além de projetos de títulos de cidadãos honorários, denominação de ruas e outros.
Como Vereador, participou do IX congresso de Prefeitos, Vereadores e Secretários em Arapiraca, promovido pela União de Vereadores do Nordeste, presidido pelo Presidente Rogério de Brito em 1971.
Participou no período de 07 à 12 de agosto de 1972, do VIII congresso Nacional de Municípios Brasileiros, sediado em Guarapari pelo governo do Estado do Espírito Santo.
Participou de 20 à 24 de agosto de 1975, do XI congresso de Vereadores do Brasil em Belém do Pará, patrocinado pela União dos Vereadores do Brasil.
Participou de 09 à 12 de junho de 1976, em Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, do XII encontro de Vereadores do Brasil, patrocinado pela União dos Vereadores do Brasil.

DIPLOMAS

HONRA AO MÁERITO: conferido pelo grupo jovem de Arapiraca e Empresa Alagoana de Turismo S.A – EMATUR, ocasião de pesquisa de opinião pública, consagrando-o a revelação em 1979, pela sua liderança e colaboração do nosso grupo para o progresso de Arapiraca.

HONRA AO MÉRITO: Ministério da Educação e Cultura – Movimento Brasileiro de Alfabetização, (Fundação Mobral): pela participação no processo de erradicação do analfabetismo, contribuindo assim para o desenvolvimento de sua comunidade e para a Promoção do Homem Brasileiro. Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1971.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, Departamento Regional de Alagoa: Seminário de Relações Humanas de 07 a 11 de fevereiro de 1972.
PIPMO – Convênio realizado com o Ministério de Educação e Cultura e a Prefeitura de Arapiraca: Curso de Mercado de Capitais;
Curso de Relações Humanas;
Curso de Técnica de Comunicações;
Curso de Datilografia.

Sócio-Proprietário do Clube dos Fumicultores de Arapiraca em, 15 de outubro de 1963.
Arapiraca, (AL), Julho de 2003

Comentários

Nenhum comentário! Você pode ser o a comentar este post!

Write comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *