22 de abril de 2005
0 comments
Compartilhe

Biografia de Joaquim Bezerra Pereira

JOAQUIM BEZERRA PEREIRA, nasceu na cidade alagoana de União dos Palmares no dia 06 de agosto de 1906, filho de José Benedito Pereira e Maria Joaquina da Anunciação, foi casado com Aurilia Vieira Pereira com quem teve dois (2) filhos:
Aliete Vieira Pereira, pedagoga, residente em Maceió e Aldênio Vieira Pereira, conhecido comerciante na cidade de Arapiraca onde reside com sua esposa a professora Fátima Cartaxo Pereira e as três netas de Joaquim:
Wanessa, Andressa e Auridênia.

Ainda muito jovem partiu de sua terra natal em busca de melhores oportunidades. Com sua visão para o comércio ed conhecer da situação econômica da época do nosso estado, viu em Arapiraca da oportunidade que tanto almejava, pois nossa cidade começava a despontar como um dos principais pólos econômicos de Alagoas.

No ano de 1940, no auge da Segunda Guerra Mundial e o Brasil participando do fronte da mesma, a economia se encontrava em grandes dificuldades pois dependia principalmente das exportações dos derivados de petróleo.

Em nosso estado a Usina Serra Grande criou um combustível que foi denominado de USGA, Sendo esse o principal produto para o abastecimento de nossa frota automotiva, Joaquim com sua visão comercial e conhecedor das nossas necessidades implantou a primeira revendedora e foi dessa forma que ficou conhecido em toda a Arapiraca como o “JOAQUIM DA USGA”.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, expandiu seu comércio de combustível inaugurando no centro da cidade o primeiro posto de gasolina, pioneirismo esse que durou por 25 anos.

Com o passar dos anos, Joaquim foi se integrando com a vida social do povo arapiraquense formando um largo círculo de amizade e se envolvendo diretamente com a maçonaria e entidades filantrópicas.

Com o reconhecimento do povo arapiraquense desse trabalho tão importante Joaquim foi eleito Vereador pela extinta UDN (União Democrática Nacional), onde revelou-se um legítimo representante do povo, apresentando em sua gestão importantes projetos dentre eles a criação da Casa dos Velhinhos de Arapiraca,d que até hoje presta serviços de grande importância ns nossa sociedade.

Em 1º de dezembro de 1973, faleceu vítima de doença degenerativa, deixando saudades de seus filhos, netos e inúmeros amigos, testemunhas que foram do seu exemplo de sua integridade ímpar como esposo, pai se homem público.

Comentários

Nenhum comentário! Você pode ser o a comentar este post!

Write comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *