22 de abril de 2005
0 comments
Compartilhe

Biografia de Gilberto Rodrigues Menezes

GILBERTO RODRIGUES MENEZES nasceu aos 26 de abril de 1923, no Povoado de Pindoba Grande, município de Viçosa, filho do agricultor Antônio Rodrigues Menezes e Otília Jertudes Maria da Conceição.

Não tinha condições financeiras, foi criado comendo mingau de açúcar, sem condições de comprar o leite. Com oito anos de idade (1934) seus pais mudaram-se para a Cidade de Capela, onde tiveram oportunidade de trabalhar em um engenho de açúcar por nome “Flexa”, que tinha como dono o Senhor Tóte. Ganhavam muito pouco, seu pai ganhava 1000 reis, ele 400 reis, que correspondiam os dois juntos em um total de R$ 1,40 centavos hoje.

Seu pai abandonara sua família em (1944) deixando quatro irmãos para sustentar passando assim a ser o responsável por toda a família.

Entrou na Polícia Militar em 1947, mas tendo em vista não saber ler, foi excluído. Ele, tomando uma importante decisão de falar com o Comandante, contou-lhe toda sua história: tinha quatro irmãos de menor para sustentar, dentre eles havia duas irmãs de menor. Foi quando o Comandante o mandou para a Escola Regimental da Polícia Militar. Aos oito meses, já sabia ler e escrever, em seguida, mandaram-no para Penedo, que teve a oportunidade de fazer admissão para o Ginásio com o Bispo Dom Fernando Costa e o Padre Guimarães. Precisava casar-se, e queria uma moça que soubesse ler e escrever.

Casou-se com a jovem Maria Avelina dos Santos (1948), passando assim a se chamar: Maria Avelina Menezes. Desta união, tiveram oito filhos: sete mulheres e um homem.

Comentários

Nenhum comentário! Você pode ser o a comentar este post!

Write comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *