22 de abril de 2005
0 comments
Compartilhe

Biografia de Gastão Brasileiro de Melo

O Vereador Gastão Brasileiro de Melo era natural de Maceió, onde vivia como caminhoneiro e chegou em Arapiraca com seu autocarga “Internacional” no início da década de 40, se instalando na atual Rua Marechal Deodoro, onde permaneceu por alguns anos. Era casado com Dona Amália Brasileiro da Silva com a qual teve três filhos: Linaudiene, Luciene e Gastão Júnior.
Ao chegar em Arapiraca, dirigindo o seu caminhão foi logo se integrando a comunidade e colocando o seu transporte a serviço dos comerciantes da época e também carregando cereais, madeira, fumo e farinha. A sua presença foi muito importante naquela fase em que Arapiraca dava início ao surto de desenvolvimento.
Homem moreno, estatura média, de fácil comunicação e muito humorado, logo foi adquirindo um largo circulo de amizades tendo em vista a sua grande popularidade, não só em Arapiraca, mas em todo município, pois viajava constantemente com seu caminhão de cargas. Além desta atividade trabalhou na cultura de fumo durante alguns anos no final da década de 40 em uma propriedade localizada onde hoje se encontra a Rua Marechal Deodoro.
Foi nessa fase da chamada redemocratização que se ligou ao comerciante e líder político Luís Pereira Lima e após a criação dos partidos em 1946, se filiou ao Partido Social Democrático – PSD, sendo convidado a participar da campanha política que se aproximava, como convidado ao cargo de Vereador com o apoio do candidato a Prefeito Luís Pereira Lima.
Realizada a primeira eleição no regime Democracia em 03 de outubro de 1947, o candidato Gastão Brasileiro de Melo foi eleito Vereador pelo Partido Social Democrático e após em fevereiro de 1948, passou a compor a maioria da Câmara de Vereadores que dava sustentação aprovando os Projetos do Prefeito eleito, que por sua vez apoiava o então Governador Silvestre Péricles de Gois Monteiro.
Encerrando seu mandato em janeiro de 1952, Gastão Brasileiro decidiu deixar a política e se transferiu para o Rio de Janeiro, onde terminou os seus dias, deixando como herdeiros os seus filhos Linaldiene e Luciene Brasileiro de Melo.

Comentários

Nenhum comentário! Você pode ser o a comentar este post!

Write comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *