22 de abril de 2005
0 comments
Compartilhe

Biografia de Cândido Graciliano da Silva

Cândido Graciliano da Silva, era natural da cidade de Catende /PE., onde iniciou a profissão de mecânico e, aos quinze anos, ainda jovem e à procura de melhores dias, transferiu-se para a cidade de Rio Branco (atual Arcoverde /PE) em cujo local contraiu matrimônio com uma jovem da família Pacheco e lá permaneceu durante muitos anos.

Mestre Cândido, como era mais conhecido, chegou em Arapiraca-Al em 1942, cidade onde fixou residência e se estabeleceu com uma oficina mecânica na antiga Rua Nova (atual Praça Deputado José Marques da Silva-Centro), e a mercê de sua capacidade profissional e de sua popularidade muito cedo foi conquistando a confiança da comunidade arapiraquense.

Mais adiante, (1947) foram chegando outros familiares – os seus cunhados Severino e Edgar Pacheco – que usando a mesma profissão radicaram-se em Arapiraca em caráter definitivo, integrando-se à sociedade local onde ainda hoje vivem seus descendentes.

Mais tarde, com a criação dos partidos políticos, Mestre Cândido Graciliano, homem ligado ao líder político da terra Luis Pereira Lima, filiou-se ao Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB).

Aconselhado pelas lideranças do partido (1950) e aproveitando a sua popularidade, Mestre Cândido resolveu candidatar-se a uma cadeira do Legislativo arapiraquense. Eleito Vereador para a gestão (1951-1954), cujo Prefeito era o Advogado Dr. Coaracy da Mata Fonsêca, que sucedeu ao sogro Luis Pereira Lima.

Como Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Cândido Graciliano formava com seus pares a maioria do Poder Legislativo que apoiava todos os Projetos do então Prefeito, que fazia oposição ao Governador Arnon de Melo.

Na metade da gestão, (1953) o Vereador Cândido Graciliano da Silva renunciou ao mandato, afastou-se da política e foi embora para a cidade de Pilar, alí permaneceu alguns anos, e em seguida transferiu-se para o Estado da Bahia, estabelecendo-se no Município de Entre Rios. Viveu os últimos anos de sua vida naquele lugar, deixando alguns descendentes.

No município de Entre Rios, tornou-se delegado de polícia, vindo a se tornar numa das personalidades mais respeitadas daquela cidade, ainda hoje, após 28 anos de sua morte, seu nome ecoa como sendo um dos grandes homens da história contemporânea de Entre Rios.

A Câmara Municipal de Entre Rios, nomeou rua com seu nome, para que ficasse para sempre na memória histórica de Entre Rios e de seu povo.

VER GALERIA

Comentários

Nenhum comentário! Você pode ser o a comentar este post!

Write comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *