Alvinegro Alagoano completa 65 anos de história no futebol brasileiro
25 de setembro de 2017
Assessoria RNZ (45 articles)
Share

Alvinegro Alagoano completa 65 anos de história no futebol brasileiro

Ao longo desses anos, o ASA acumulou vários títulos, levando sua marca e o nome de Arapiraca para o cenário nacional. Veja algumas fotos que marcam a trajetória do clube.

por Eduardo Cardeal

Conquistas. Superação. Paixão. Reabilitação. Essas são algumas palavras que sempre estiveram marcadas na história da Agremiação Sportiva Arapiraca (ASA) e nesta segunda feira, dia 25, o Gigante Alagoano completa o seu 65º aniversário. Ao longo desses anos acumulou vários títulos e vitórias importantes levando a sua marca e o nome da cidade de Arapiraca para o cenário nacional.

(1951 -ASA de Arapiraca em seu primeiro ano de existência)

Fundado inicialmente com o nome de Associação Sportiva de Arapiraca, teve como seu primeiro presidente o saudoso Antônio Pereira Rocha. No ano seguinte, conquistou o primeiro titulo da história alvinegra, em 1952. O campeonato alagoano era dividido em dois grupos, grupo da capital e grupo do interior. O ASA bravamente foi campeão do interior, em decisões duríssimas contra o CSE de Palmeira dos Índios, iniciando uma rivalidade que dura até hoje (“clássico do interior”). O Ferroviário de Maceió foi o campeão da capital, mas se negou a disputar a final contra o ASA. Com isso, a Federação Alagoana de Desportos, através do ato n. 6 de 20 de março de 1954 declarou o ASA campeão alagoano de 1953.

(1953 – ASA de Arapiraca campeão do interior.
Na foto, parte do time campeão: Gonzaguinha. Luizinho. Acebilio. Cecé. Tavarinho (presidente). Waldemar. Cícero. Dema e Cabeleira)

 

Anos após, mais precisamente em 1970, o ASA foi agraciado teve em seu elenco um dos maiores jogadores do futebol brasileiro. Trata-se de Mané Garrincha, que atou praticamente em uma partida completa. Na ocasião o alvinegro venceu o CSA por 1×0. Ele só saiu de campo após ajudar a vitória ao ASA; o gol do alvinegro saiu dos pés de Cambota, aos 32 minutos do segundo tempo. Mané contribuiu para devolver a derrota da semana anterior.

 

( ASA 1970 – Em pé: Valter. Itamar. Ailton. Pires. Chico Bau e Zé Leite. Agachados: Bió. Adeildo. Joãozinho. Zito e Pelezinho.)

De lá para cá, o Alvinegro acumula alguns feitos históricos como vários títulos, sendo sete Campeonatos Alagoanos, vice-campeão da Copa Nordeste, vice-campeão Brasileiro da Série C, além de eliminar o Palmeiras-SP pela Copa do Brasil, entre outros feitos no cenário nacional.

asa de arapiraca 2000 campeão

( 1964 – ASA de Arapiraca. Ano em que o ASA começou a participar dos campeonatos alagoanos da primeira divisão. Em pé: Muriulo. Zé Magro. Lourinho. Lau. Adriano e Puruchão. Agachados: Santos. Humberto. Mariano. Acebilio e Jason). 

alvi negro

 

Fonte: Diarioarapiraca.com.br

 

Assessoria RNZ

Assessoria RNZ