Alvinegro Alagoano completa 65 anos de história no futebol brasileiro
25 de setembro de 2017 Compartilhe

Alvinegro Alagoano completa 65 anos de história no futebol brasileiro

Ao longo desses anos, o ASA acumulou vários títulos, levando sua marca e o nome de Arapiraca para o cenário nacional. Veja algumas fotos que marcam a trajetória do clube.

por Eduardo Cardeal

Conquistas. Superação. Paixão. Reabilitação. Essas são algumas palavras que sempre estiveram marcadas na história da Agremiação Sportiva Arapiraca (ASA) e nesta segunda feira, dia 25, o Gigante Alagoano completa o seu 65º aniversário. Ao longo desses anos acumulou vários títulos e vitórias importantes levando a sua marca e o nome da cidade de Arapiraca para o cenário nacional.

(1951 -ASA de Arapiraca em seu primeiro ano de existência)

Fundado inicialmente com o nome de Associação Sportiva de Arapiraca, teve como seu primeiro presidente o saudoso Antônio Pereira Rocha. No ano seguinte, conquistou o primeiro titulo da história alvinegra, em 1952. O campeonato alagoano era dividido em dois grupos, grupo da capital e grupo do interior. O ASA bravamente foi campeão do interior, em decisões duríssimas contra o CSE de Palmeira dos Índios, iniciando uma rivalidade que dura até hoje (“clássico do interior”). O Ferroviário de Maceió foi o campeão da capital, mas se negou a disputar a final contra o ASA. Com isso, a Federação Alagoana de Desportos, através do ato n. 6 de 20 de março de 1954 declarou o ASA campeão alagoano de 1953.

(1953 – ASA de Arapiraca campeão do interior.
Na foto, parte do time campeão: Gonzaguinha. Luizinho. Acebilio. Cecé. Tavarinho (presidente). Waldemar. Cícero. Dema e Cabeleira)

 

Anos após, mais precisamente em 1970, o ASA foi agraciado teve em seu elenco um dos maiores jogadores do futebol brasileiro. Trata-se de Mané Garrincha, que atou praticamente em uma partida completa. Na ocasião o alvinegro venceu o CSA por 1×0. Ele só saiu de campo após ajudar a vitória ao ASA; o gol do alvinegro saiu dos pés de Cambota, aos 32 minutos do segundo tempo. Mané contribuiu para devolver a derrota da semana anterior.

 

( ASA 1970 – Em pé: Valter. Itamar. Ailton. Pires. Chico Bau e Zé Leite. Agachados: Bió. Adeildo. Joãozinho. Zito e Pelezinho.)

De lá para cá, o Alvinegro acumula alguns feitos históricos como vários títulos, sendo sete Campeonatos Alagoanos, vice-campeão da Copa Nordeste, vice-campeão Brasileiro da Série C, além de eliminar o Palmeiras-SP pela Copa do Brasil, entre outros feitos no cenário nacional.

asa de arapiraca 2000 campeão

( 1964 – ASA de Arapiraca. Ano em que o ASA começou a participar dos campeonatos alagoanos da primeira divisão. Em pé: Muriulo. Zé Magro. Lourinho. Lau. Adriano e Puruchão. Agachados: Santos. Humberto. Mariano. Acebilio e Jason). 

alvi negro

 

Fonte: Diarioarapiraca.com.br