5 de abril de 2005
Imprensa RNZ (1352 articles)
0 comments
Share

Tarcizo Sampaio Freire

Natural de Caruaru, Pernambuco, nascido em 09 de junho de 1959, filho de Sebastião Chagas Freire e Aurora Sampaio Freire. Casado com Cícera Pereira Sampaio, nascida em 25 de setembro de 1967, natural de Águas Belas, Pernambuco.
Filhos: Tarcizo Sampaio Freire Júnior, Thiago Marcel Sampaio Freire, Tássio Gabriel Sampaio Freire e Túlio Sampaio Freire.

Cursos

Cursou o Ensino Fundamental, em Arapiraca, em 1974, na Escola Hugo José Camelo Lima (1975 a 1977), na Escola José Quintella Cavalcanti. Fez o Ensino Médio 1988 a 1991, no Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho. Curso de Direito no Centro Universitário de Ciências Jurídicas – Extensão Arapiraca, Fejal, Cesmac – CCJUR – (Ciências Jurídicas).

Chegando em Arapiraca o então jovem Tarcizo Freire prestou concurso para a briosa Polícia Militar, em 1983 e em 1985 recebeu a graduação de Cabo Combatente, passando a exercer suas atividades na Polícia Militar de Trânsito (perímetro urbano), Polícia Rodoviária Estadual e, logo em seguida, assumiu o cargo de subdelegado na cidade de Jaciobá, município de Girau do Ponciano, pelo período de dois anos.

No ano de 1988, já trabalhando pela sociedade arapiraquense, teve a brilhante idéia de fundar o Aragua Motoparque, onde seus munícipes contam com o lazer nos finais de semana.

A partir desta fundação, ocorreu-lhe o despertar político, onde deu início as suas atividades políticas em 1986, surgindo assim, o fenômeno parlamentar mirim.

Na condição de vereador, Tarcizo Sampaio Freire tem se tornado um combativo homem público, onde tem defendido os interesses da sociedade.

De 1998 a 2000, foi integrante da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca, como segundo secretário, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Em 1996, também foi presidente da Comissão de Obras e na atual gestão é vice-presidente da Comissão de Finanças e presidente da Comissão de Obras. Participou da Mesa Diretora das gestões dos vereadores: José Lopes da Silva, Dudu Albuquerque e Ronaldy Rios.

Logo no primeiro mandato, elaborou o Projeto de Lei nº 29/97, que tratava da questão dos mototaxistas em Arapiraca, indo buscar informação nos Estados: Pernambuco, Ceará e no Distrito Federal, Brasília, para que os mesmos fossem aprovados.

Tarcizo Sampaio Freire, também é autor do Projeto de Lei nº 10/2001 dos Motoboys, onde o mesmo encontra-se nas comissões para ser apreciados e discutidos.

Outro Projeto de Lei nº 26/99 também de sua autoria, foi a proibição do casamento sem exame pré-nupcial, sem antes fazer o exame de HIV.

Projeto de Lei nº 27/99, dando prioridades às ações dos portadores de HIV na justiça e nas repartições públicas municipais.

Projeto de Decreto Legislativo nº 17/99, outorga o título de Cidadão Honorário ao Sr. José Mendes da Fonseca (Coronel Mendes). Também foi de sua autoria, Projeto de Decreto Legislativo nº 08/2001, dispondo sobre a Concessão de Titulo de Cidadão Honorário ao Senhor Laurentino Rocha da Veiga (professor do Cesmac), como também o título de Cidadão Honorário ao senhor Magno Alexandre Moura (Promotor de Justiça e professor do Cesmac), como também outorgou a Comenda Manoel André, ao então deputado estadual José Júnior de Melo (Júnior Leão). Também foi autor do Projeto de Lei nº 39/2000, que estabelece normas para a Criação do Dia dos Motoqueiros (primeiro domingo do mês de setembro).

Também é autor dos requerimentos 23/99, requerendo à Mesa Diretora da Câmara,a formalização no sentido de criar nas Escolas Públicas do Município um Departamento de Assistência aos deficientes visuais.

Requerimento nº 13/98, requerendo ao Presidente do Tribunal do Estado de Alagoas, a instalação no Tribunal de Pequenas Causas em Arapiraca.

Indicação nº 305/2003, solicitando a construção de um conjunto habitacional em Arapiraca, para os policiais do Terceiro Batalhão de Polícia, sediado no município arapiraquense.

Ele também fez a aquisição de duas viaturas no ano de 1998, na gestão do coronel Braga, que foi uma doação da Assembléia Legislativa Estadual, pelo então deputado estadual Júnior Leão e pelo vereador Tarcizo Freire, como também instalou uma Creche no Bairro Nova Esperança.

Participou ativamente da implantação do Posto Poicial no trevo da AL 220, que dá acesso a Maceió e outras cidades.

Construiu o Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire, onde atende crianças portadoras de necessidades especiais.

É o idealizador da autoescola Aurora, que busca garantir aos cidadãos de menor poder aquisitivo, a obtenção da primeira carteira de motorista – CNH.

Fez curso de Capacitação em Equitação para ser instrutor de seus colaboradores no Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire.

É instrutor prático e teórico da autoescola Aurora, formado pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Assumiu a segunda secretaria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca em 01 de janeiro de 2009 e permaneceu até 19 de fevereiro de 2010, quando solicitou afastamento para tratar de assuntos particulares.

O vereador Tarcizo Freire tem sido bastante elogiado pelas suas posições políticas. Uma de suas marcas registradas é a lealdade com os companheiros, tanto de bancada, como os próprios parlamentares da Casa.

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment