20 de abril de 2005
Imprensa RNZ (1352 articles)
0 comments
Share

Maria Aparecida da Silva Pereira

mariaaparecidaMaria Aparecida da Silva PereiraMARIA APARECIDA DA SILVA PEREIRA, nasceu no dia 27 de outubro de 1940, na cidade de Arapiraca-Al., filha de: André Félix da Silva e Maria Nunes da Silva, seu pai agricultor e sua mãe dona de casa. Começou a estudar suas primeiras letras com a Professora Margarida Moço no Sítio Caetitus aos 6 anos de idade. Aos 7 anos, foi estudar no Grupo Adriano Jorge até os 11 anos onde fez o primário, iniciou o curso de pintura e teatro, sempre fez parte da frente recreativa da referida escola. Aos 12 anos, repetiu o 4º ano primário no Instituto São Luiz onde aprendeu mais a matemática com o Professor Arlindo José. Aos 13 anos, seus pais acharam que era melhor ela estudar fora e a levaram para a capital pernambucana – Recife fez o Curso de Admissão e começou o Ginasial no Colégio Sagrada Família em Casa forte, ficou 2 anos e voltou para sua terra por motivo de saúde e de muitas dificuldades.
Ao chegar em casa, não podia ficar sem estudar e o colégio Bom Conselho só funcionava à noite e seus pais não aceitaram, então foi aprender corte e costura, tricô crochê, bordados e outras artes. Só que o sonho de seus pais, que eram católicos, era que viesse um colégio de Freiras para Arapiraca e graças a Deus e ao Padre Epitácio Rodrigues e Drª Francisca Macêdo (1954) as esperadas freiras vieram . Foi aí que se dedicou, junto às irmãs Franciscanas aos estudos e ajudá-las, pois desde criança sua índole era só voltada para fazer o bem aos mais necessitados, ajudando seus pais com o pessoal que trabalhava em fumo e sendo a mais velha da família, sempre era solicitada pelos pais para ajudá-los nos trabalhos.
Católica, desde sua infância, fez a primeira Comunhão aos 6 anos. Aos 7, já fazia parte da Cruzada Eucarística, aos 13 anos, foi postulante e aos 15 anos filha de Maria sempre ajudando a Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho.
A construção do Colégio São Francisco e da Con Catedral de Arapiraca foi umas das primeiras conquistas de Maria Aparecida que sempre estava presente nas campanhas políticas, ajudando o seu pai (aos seus candidatos).
Casou com Geová Caetano Pereira com quem teve 07 filhos: Jeovanildo, José Wilson, Jeovane e Jovanilson (falecidos), Jeorge, Jeová e Marcelo. Aos 22 anos, juntou-se a um grupo de amigas e a uma Voluntária das Paz que veio dos Estados Unidos e fundou o 1º Clube de Serviço de Arapiraca – CLUBE DE MÃES – pela necessidade das jovens mães precisarem aprender e dar mais assistência aos seus filhos. Daí por diante não mais parou, e com esse Clube continuou ensinando o que sabia em termo de artes. Fez o Curso de Parteira no Hospital Regional administrado pelo CRUTAC. Conseguiu leite para doar às mães carentes e com os Prefeitos: Higino Vital e Jõao Batista, enxoval para gestantes. Sua vida ativa era bem movimentada , mesmo com seus filhos pequenos, nunca faltou tempo para ajudar a Igreja , aos carentes , a seus pais e ao seu esposo na máquina de costura e ensinando corte e arte, mas o destino interferiu em sua vida – Deus levou seu esposo. Ficando com seus filhos ocupando o lugar de pai e mãe, com muitas dificuldades financeiras e se viu com a responsabilidade dobrada. Seus filhos adolescentes, estudantes precisavam de companhia para irem ao colégio, então resolveu estudar para acompanhá-los. Fez o curso Minerva e prosseguiu com o curso de Contabilidade no Colégio Bom Conselho. Pela falta de diversão para jovens, fundou a Escola de Samba 30 de Outubro para animar os Carnavais de Arapiraca, onde chegou a ser tetracampeão. Fundou o Teatro Cultural junto às colegas para continuar com as artes que aprendeu no Colégio São Francisco.
Foi convidada pelo prefeito Agripino Alexandre para trabalhar na Prefeitura. Prosseguindo, recebeu a nomeação como Chefe de Gabinete a qual foi sua maior surpresa por ser ano político. Não esquecendo da responsabilidade com a família e seus pais, dedicou-se de corpo e alma ao trabalho. Seus pais e um grupo de amigos junto ao Deputado Vinícius Cansanção decidiram que fosse candidata a Vereadora para representar sua terra. Candidatou-se no ano de 1975, com o apoio de alguns senhores como: Eduardo Alves, Valfrido Leão, Zeca Pio, Padre Epitácio, Né Ángelo, Noberto Severino e seu pai André Felix, seu braço direito. Foi eleita em segundo lugar onde exerceu o seu cargo com responsabilidade, e já no primeiro mandato realizava um sonho: as pessoas carentes na hora de sua morte teriam direito ao seu ataúde (caixão) . Conseguiu, também, que ao invés do funcionário ler a Ata da Sessão, essa responsabilidade passaria a ser tarefa do 1º Secretário.

Foi Vereadora em Arapiraca por cinco Legislaturas. No biênio 1995/1996, Presidenta da Câmara Municipal. Sua primeira atuação foi arrumar este Legislativo, pois achava que a casa do povo deveria ser a melhor possível, contratou funcionários para servir os Vereadores nos dias de reuniões, comprou enxoval (fardas) para os funcionários, conseguiu passes e ajuda para aqueles que estavam doentes e precisavam de cuidados especiais.

Comprou o primeiro carro utilitário (BESTA) para servir ao povo que precisava se deslocar para Maceió e era carente – duas vezes por semana -.Trocou o carro velho da Presidência e comprou um Monza vermelho e, quando necessário, servir também aos Vereadores. Pensando como sempre num convívio social, começou a comemorar o “Dia das Mães” com Sessão Solene e lembrancinhas para as funcionárias. No “Dia dos Pais”, a mesma atuação e também no “Dia do Vereador”, homenageando aos Vereadores e Ex-Vereadores, pois sempre viu o homem público que serviu o seu Município como um Patrimônio Municipal e precisava ser visto. Nas férias do mês de julho, aproveitou para colocar uma Professora para ensinar trabalhos manuais às funcionárias e as esposas dos funcionários como estímulo para as mulheres saberem sempre mais. Procurou atender aos eleitores que a procuravam e as entidades com a verba da presidência ajudando: Delegacia da Mulher, Delegacia Regional , na construção de Igrejas Católicas e outras Ecumênicas como a do 3º BPM. Conseguiu trazer para o Corpo de Bombeiros a ambulância com o desencarcerador, que foi uma conquista.

Homenageou pessoas que fazem e fizeram Arapiraca. Na época de sua gestão, houve uma fase de má fama para a cidade e ela convidou o Prefeito, toda Sociedade Civil, Militar, Religiosa, Clubes de Serviços, e deslocou-se para Maceió, todos juntos conseguiram acabar com tudo que estava se passando com o apoio do Governador Manoel Gomes de Barros. Conseguiu a reabertura do IML que se encontrava fechado. A Banda de Música do 3º BPM que era sua menina dos olhos, nunca deixou de ajudar para abrilhantar sempre as festas da cidade. Nas festas da Padroeira estava sempre presente como católica que é e como representante do povo.

Fez vários Cursos como:

– Técnica em Contabilidade;
– Curso de Habilitação Bordado/Manejo à Máquina;
– Curso de Orientação Social do Comércio
– Curso de Manequim;
– Curso sobre Práticas Políticas;
– Curso Corte e Costura;
– Curso de Terapia Intensiva;
– Curso de Modelagem Industrial – Moldes;
– Curso Desenvolvimento de Comunidades etc.

Participou de Congressos, Convenções Simpósios e Encontros nas Cidades de: Maceió, Penedo, Arapiraca e nos Estados de Rio Grande do Norte, Paraná, Espírito Santo, Brasília, Ceará ,Mato Grosso , Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Paraíba, aprendendo mais a ver e sentir os Deveres e Direitos do Vereador, procurou a ver a política como uma arte de fazer o bem e a cada dia trabalhava pelos menos favorecidos: crianças, idosos e até os mortos, quando conseguiu com a ajuda do Dr. Walter e do Prefeito Severino Leão dá início ao IML aqui em Arapiraca, existia somente na capital. Na Casa Legislativa, ocupou todos os Cargos da Mesa e também fez parte de todas as Comissões, procurando devolver ao povo que confiou seu voto à Mulher e muitos não acreditavam. Nos Estados onde ia sempre representar sua Cidade e também seu Estado ou Nordeste dedicava-se de corpo e alma chegando a representar na União de Vereadores do Brasil – UVB – a Região Nordeste por dois mandatos. Participou ativamente (1988) da reforma da “ Carta Magna do Brasil”, representando a União de Vereadores de Alagoas conseguindo com a classe mais direitos para os Vereadores do Brasil, a exemplo do eterno Teotônio Vilela que sempre foi seu espelho como homem público.

ATIVIDADES SOCIAIS FUNDADORA:

Delegacia da Mulher – Arapiraca – AL.
3º Batalhão de Polícia Militar ;
Associação do Clube de Mães;
Associação dos Alcoólicos Anônimos;
Coral Hermeto Pascoal;
União dos Vereadores de Alagoas – UVEAL;
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher;
Partido do PMDB;
Associação dos Idosos e Pensionistas;
Instituto Médico Legal de Arapiraca;
Associação de Bairros;
Associação da 3ª Idade Renascer-Arapiraca;
Abrigo Mãe Rainha;
Morro Santo da Massaranduba.

HOMENAGENS:

Cidadã Honorária de Craíbas;
Comendadora de Arapiraca;
Trofeu Brasil Atual;
Mulher Destaque – 1999/2001;
Trofeu Política de Qualidade Brasil;
Trofeu Gente de Expressão, Gente que Faz;
Vereadora Nota 10;
Mãe do Ano – 1977;
Vereadora Padrão;
Prêmio Vereadora do ANO – 1997;
Dia Internacional da Mulher etc.

VIDA COMUNITÁRIA:

Presidente do Trânsito de São José;
Conselheira da Mulher;
Membro da Comissão de Educação e Saúde – Câmara Municipal de Arapiraca;
Madrinha do Batalhão de Polícia Militar de Arapiraca;
Madrinha da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca (1988);
Madrinha de Debutantes e Escolas Infantis.

ATIVIDADES POLÍTICAS:

Chefe de Gabinete – Prefeitura Municipal de Arapiraca 1975 – 1982;
Tesoureira e Secretária da União de Vereadores de Alagoas – UVEAL;
Tesoureira da União de Vereadores do Brasil – UVB;
Vice-Presidente da União de Vereadores do Brasil – Região Nordeste;
Vice-Presidente da União dos Vereadores de Alagoas – UVEAL;
Presidente do PMDB.

CERTIFICADOS:

Programa de Formação do Líder Cidadão;
Curso de Cerimonial em Eventos;
Certificado da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (1991) Rio de Janeiro;
Certificado Marcha dos Vereadores por uma Constituinte Democrática e Progressista;
Certificado Escola de Pais do Brasil;
Programa de Capacitação dos Grupos Gestores;
Programa Liderar 40 horas;
Certificado Serviço Social do Comércio – SESC – Administração Regional de Pernambuco;
Curso EMPRETEC WORKSHOP.

VER GALERIA

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment