22 de abril de 2005
Imprensa RNZ (1352 articles)
0 comments
Share

Biografia de João Saturnino de Almeida

João Saturnino de Almeida, nasceu em 28 de janeiro de 1927, no Bairro Baixão, Arapiraca/Al, filho de Manoel Antonio de Almeida e Maria Izabel de Almeida, casado com Maria das Dores de Almeida, com que teve 12 filhos, Eronides de Almeida, Adilson de Almeida, Evanildo de Almeida, Edberto de Almeida, Helaelson de Almeida,Elizete de Almeida, Elizabete de Almeida, Eliane de Almeida, Eliomar de Almeida Edvânia de Almeida, Edvaldo de Almeida (falecido), Lucilia de Almeida (falecida), hoje esses vivem bem organizados financeiramente. Estudou num Povoado chamado Macacos – Arapiraca, em salões com professores pagos por seu pai.
Estudou durante seis meses e aprendeu a ler em livrinhos de histórias de cardeal, aqueles livretos vendidos em feiras-livres. Por ser uma criança muito interessada, aprendeu muito rápido. Seus pais mudaram nessa mesma época e foram morar no Sítio Boa Vista. Cultivavam a agricultura do milho, mandioca, feijão e batatas.
Não continuou seus estudos por não ter oportunidade, não existia escolas nas proximidades, era difícil o deslocamento do sítio para a cidade por falta de transporte. Assim deixou de estudar e dedicou sua vida ao trabalho na roça.
Devido aos serviços prestados e sua dedicação ao município de Arapiraca, em especial ao Sítio Boa Vista e aos Sítios vizinhos: Batingas, Alazão, Pau D ‘arco, Cajarana, Taboquinha e Olho D’água dos Dadanhos, era como um médico para essas pessoas.
O Vereador João Saturnino de Almeida foi Vereador por dois mandatos, seu primeiro foi de 1963 à 1966. Ajudava toda população e quem lhe procurava pedindo ajuda. Uma das coisas que aprendeu e fazia muito bem era aplicar injeção – atendia a todos os povoados vizinhos acima citados. Não estudou nada de medicina, mas sempre indicava medicamentos quando as doenças não eram perigosas.
Era uma pessoa que não media esforços para ajudar seus eletores.
Em 1965, ano em que foi construída a Escola João Saturnino de Almeida e mais três pessoas residentes no Sítio Boa Vista, eleitores do Vereador, viajaram para a Capital do nosso Estado (Maceió), a fim de revisão médica. A viagem foi bloqueada devido a um acidente envolvendo um caminhão, nas proximidades de Atalaia. A estrada estava interrompida e o vereador não teve outra opção a não ser para o carro e esperar.
Enquanto aguardava a retirada dos destroços do caminhão que interrompia a estrada, aconteceu uma exploração e seu corpo foi atingido. Imediatamente foi socorrido e levado ao pronto-socorro de Maceió, com queimaduras de terceiro grau. Não resistindo, veio a falecer no mesmo dia às 22:00 horas. Das outras três pessoas que com ele viajavam, somente uma escapou com vida.
Em homenagem a esse bondoso homem que morreu salvando pessoas e que era querido pela população, a prefeitura decidiu mudar o nome da Escola Professor Deraldo Campo passando a mesma a se chamar Escola Vereador João Saturnino de Almeida, que permanece até os dias hoje.
João Saturnino de Almeida,morreu em 1965, vítima de um incêndio em incêncio em caminhão nas proximidades de Atalaia/Al, tentando salvar uma pessoa que se encontrava presa nas ferragens em chama.
Este ilustre senhor fez bem até o último dia de sua vida.

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment