22 de abril de 2005
Imprensa RNZ (1352 articles)
0 comments
Share

Biografia de João Nunes Ferreira

João Nunes Ferreira nasceu no dia 20 de julho de 1937 na cidade alagoana de Arapiraca, filho de Marciano Ferreira de Albuquerque e Cecília Nunes Correia.
Filho de agricultores, dos nove irmãos, foi o único que se interessou pelos estudos. Fez o primeiro grau no Colégio Instituto São Luís, onde, posteriormente, lecionou; o segundo grau estudou no Colégio Bom Conselho, e fez o terceiro grau na FUNESA (União dos Estudantes secundários de Alagoas) em 1962. Tendo sempre aptidão para política, concorreu nas eleições de 07/10/196 a uma vaga como vereador, tendo sido eleito. No ano de 1963, precisamente em 15/01/1963, casou-se com a Srª. Maria Alves Ferreira com quem teve seis filhos: Jussara Ferreira Bento (funcionária pública), José Sandro Ferreira (falecido), João Bosco Alves Ferreira (autônomo), Jaciara Nunes Ferreira (Advogada), Jaqueline Nunes Ferreira (Advogada) e José Fernando Nunes Ferreira (Estudante).
A partir do seu primeiro mandato como vereador nas eleições posteriores ao mesmo cargo de Vereador, obtendo êxito, tanto é que foi eleito como vereador nas eleições de 1967, 1970, 1973 e 1976, assim, teve durante sua carreira política cinco mandatos como vereador, tendo no curso de sua carreira política, ocupado vários cargos públicos como Secretário de Urbanismo dessa Municipalidade em várias gestões de prefeitos.
No ano de 1971 participou do IX Congresso de Prefeitos, Vereadores e Secretários da União Municipalista dos Nordeste. Em 1972 participou do VIII Congresso Nacional de Municípios Brasileiros realizado em Guarapari –Es. No ano seguinte (1973), participou da 1ª Semana de Cultura de Arapiraca, ainda, no mesmo ano, recebe certificado do urso de Relações Humanas pela Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca – AL, como também, recebeu diploma de Honra pala participação na Formação da Biblioteca da Faculdade de Filosofia de Arapiraca. Em 1974 participou do 1º encontro arapiraquense de Prevenção do câncer pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas, também, nesse mesmo ano, recebeu Certificado por participar do curso de Língua Francesa nível 1; ainda no ano de 1974 recebeu o diploma de Honra ao Mérito na 2ª Exposição Filatélica Educativa de Arapiraca – EXPOFEAR 74. em 1975 participa do I Encontro Alagoano de Vereadores.
Findo sua carreira política como vereador, passou exercer, paralelamente, a função de agricultor (fumeiro) e professor, tendo exercido o cargo de Diretor nos Colégios Quintella Cavalcante no período de 1993 a 1994 e na Escola de 1º Grau Dr. José Tavares no período compreendido de 1995 a 1997.
Faleceu em 25 de janeiro de corrente ano, com 65 anos, aposentado, deixando a história política dessa terra de Arapiraca como exemplo de um homem que honrava a sua palavra e que sempre trabalhou em prol da coletividade, sendo por isso, muitas vezes atacado como “homem sem ganância”. Porém, nada o fazia retroceder, uma vez que acreditava na moralidade, e acima de tudo, na cidadania. Sendo sempre lembrado como um homem, para alguns, ingênuo, contudo íntegro e honesto, que lutava pôr uma sociedade justa e igualitária, que amava Arapiraca.

VER GALERIA

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment