22 de abril de 2005
Imprensa RNZ (1352 articles)
0 comments
Share

Biografia de João Ferreira de Albuquerque

JOÃO FERREIRA DE ALBUQUERQUE, nascido em 1875, casou no dia 12 de junho de 1897 com dona Francisca Pereira de Albuquerque, tiveram 07 filhos: Anília Ferreira, Maria Ferreira, Domingos Ferreira, Pedro Ferreira, José Ferreira, Manoel Ferreira e Severino Pereira.
Foi eleito vice – Prefeito em 1927 ao lado do Coronel José Gomes Correia.
Com o trágico desaparecimento do Cel. José Gomes Novais de Farias, assumiu a Prefeitura o Vice-Prefeito João Ferreira de Albuquerque, considerando, também, como uma das reservas monais daquela época e um dos sustentáculos naquela fase crítica do novo município.
Membro vitalício da Guarda Nacional e parente próximo do capitão Amaro da Silva Valente, João Ferreira da Serra, como era mais conhecida mantinha o seu reduto na Serra dos Ferreiras, onde dominava como senhor das terras, um dos maiores latifúndios de então, e onde imperava como mandatário em todos os setores, pois João Ferreira, além de fazendeiro e chefe político, era juiz de paz, escrivão, delegado, enfim, resolvia toda e qualquer questão, casava e batizava na serra dos Ferreiras.
Embora residindo na Zona Rural, o Cap. João Ferreira exercia muita influência, tendo participação ativa na vida política e Sócio-econômica de Arapiraca, onde ocupou vários cargos de destaque, tendo, inclusive, assumido a direção da primeira empresa de economia mista do município, a “Companhia Melhoramentos de Arapiraca S/A”, que explorava o beneficiamento de algodão a vapor e a energia elétrica, quando a empresa estava numa fase crítica e ameaçada de falência.
João Ferreira da Serra, equilibrou os negócios da empresa, colocando-a em boa situação e, não fosse um homem íntegro, teria passado em seu nome todo o acervo da empresa, pois, para isso foi aconselhado e teve muita oportunidade. Entretanto, usando o bom senso que lhe era peculiar, convocou uma reunião, elegeu uma nova diretoria e entregou o cargo de Presidente eleito, Antonio Apolinário, que muitos anos depois, vendeu-a ao Sr. Valdomiro Correia Barbosa, que explorou o fornecimento de luz, na cidade, mudando a razão social da empresa que funcionou até ser encampada com o título “Força e Luz de Arapiraca Ltda”.
Quando, na posteridade, se observar Arapiraca através do tempo, encontrará sem dúvida o nome do ilustre Cap. João Ferreira de Albuquerque.
Foi também Vereador no ano de 1936, ocupando o Cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal.

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment