22 de abril de 2005
Imprensa RNZ (1352 articles)
0 comments
Share

Biografia de Eronides Monteiro de Maia

eronidesEronides Monteiro de MaiaERONIDES MONTEIRO DE MAIA nasceu no dia 24 de dezembro de 1943, filho de Luiz de Albuquerque e de Maria Estelina de Albuquerque.
Casado com Ana Lúcia Monteiro da Silva (Educadora), com quem teve quatro filhos: Elaine Cristine Monteiro da Silva, casada, concluindo o curso de Ciências Contábeis (Funcionária Pública), Jeane Carla Monteiro da Silva, casada (cirurgia-dentista), exercendo a profisssão, Ana Carolina Monteiro da Silva (cursando Fisioterapia na FAL – Maceió) e Karlisson Henrique da Silva (ainda criança).
Eronides Monteiro, desde às lides estudantis, despertou para a vocação política, em 1967 foi eleito Presidente da UESA (Secção de Arapiraca), por votação direta, dos estudantes secundaristas de Arapiraca, portadores das carteiras da Entidade do ano em curso. Sua posse e de sua Diretoria foi no Clube dos Fumicultores, onde lotou suas dependências. Como Presidente da UESA, teve uma atuação muito forte na melhoria cultural e esportiva da classe estudantil e em defesa dos abatimentos estudantis (50% de desconto, em cinemas shows, circos, futebol, etc.), ainda como atuação estudantil, membro do Grêmio Cultural Rui Barbosa, CBC, Presidente do Grêmio de Classe Rachel de Queiroz, CBC, membro do MECS – Movimento Educativo Cristão Social e membro da JEC – Juventude Estudantil Católica, ministrada pelo saudoso Pe. Antonio Lima Neto e membro do Jogral Carlos Drumont de Andrade.
Exerceu a função de bancário durante cinco anos, Banco Real e Banco do Estado de Alagoas, o Produban, aqui em Arapiraca, deixei os trabalhos bancários por livre e espontânea vontade.
Meu pai deixou os trabalhos do campo em 1973, passei a assumir este trabalho plantando: milho, feijão, fumo e algodão até 1977, dada a oscilação de preços dos produtos da agricultura, sem uma política de preços mínimos por parte dos órgãos do Governo e sem uma Cooperativa atuante para armazenar os produtos, até conseguir melhores preços, deixei a vida do campo, entrei no ramo do comercio, com material de construção, depois no ramo de alimentação, massas etc., e também com locação de roupas junto com minha esposa, no seguimento de noivas, noivos, daminhas,roupas de festas e para desfile escolar. Mesmo no ramo do comercio, a pedido de amigos em 1982, entrei para a vida pública candidatando-me a vereador, obtendo quase 2000 votos, sendo o mais votado, tive a satisfação de dar posse aos meus pares do Legislativo e ao então Prefeito Severino Leão, no seu primeiro mandato e ao seu vice Flaudizio Barbosa em 1983.
Logo após as posses dos eleitos, houve eleição dos membros da Mesa Diretora para o biênio que se estendeu até março de 1985, fui candidato a Presidente, sendo eleito pelos colegas vereadores e, em seguida em Sessão Solene tomamos posse. O nosso desempenho como Presidente foi de fundamental importância para a mudança e progresso de nossa Casa Legislativa.
A principio, formamos uma comissão de Edis e visitamos a Câmara Municipal de Maceió, a Assembléia Legislativa, a Câmaras Municipais de Viçosa, de Rio Largo, de União dos Palmares, de Palmeira dos Índios, de Penedo etc., com estas visitas, trocamos conhecimentos para um melhor desempenho nos trabalhos Legislativos. Passamos a atender os nossos munícipes em audiência, todos os dias em horários comerciais. Dotamos o Plenário de birôs para todos os Vereadores, que antes da nossa gestão só existiam para os membros da Mesa Diretora e, Tribuna para uso dos senhores Vereadores e convidados, determinamos uma nova estrutura e um novo horário para os nossos servidores e com uma melhor valorização profissional.
Conseguimos através da FIDAM, tendo como administrador o então Presidente Dr. Oscar Fontes, o projeto da nova Câmara Municipal, discriminando material, fundação das colunas, elevação do prédio, custos ect., da construção e reforma da Câmara Municipal de Arapiraca, e com este Projeto em mãos fomos a Brasília, junto aos Ministérios do Planejamento e da Fazenda, reivindicar sua execução, protocolamos o nosso Projeto nos referidos Ministérios e ficamos no aguardo do resultado e, para nossa felicidade, com mais umas duas viagens a Brasília, visitando os Ministérios acima citados, tivemos a aprovação e em seguida a liberação de 50% (cinqüenta por cento) do valor total da obra, ficando para uma segunda etapa a liberação de outra parte, quando fosse enviada a prestação de contas dos primeiros recursos já liberados. Acontece que os recursos só ficaram à nossa disposição no último ano de nossa gestão.Aí sim, tocamos a obra com muita determinação e economia, contratamos o Engenheiro Dr. Luiz Alberto e passamos a administrar os serviços junto com a Câmara ,Tesouraria ,etc. E o mais importante, os recursos conseguidos foram a fundo perdido. Em nossa Gestão entregamos vários títulos de Cidadão Honorário de Arapiraca e outras Comendas em Sessões Solenes na Câmara, no Clube dos Fumicultores e no Salão Nobre do Quartel do 3º Batalhão de \polícia Militar, a diversas autoridades e pessoas ilustres, entre elas o Capitão Edivaldo Terto, Ministro Jarbas Passarinho, Promotor de Justiça Dr. Geraldo Magela Pirauá, Juiz de Direito Dr.Juarez Marques Luiz,Ex-Deputado Dr. Narcizo Lúcio, Bispo da Diocese de Penedo, Dom Constantino Leurs,Empresário Moisés Germano Pontes, Procurador da Assembléoa Legislativa,Dr. Mendes de Barros,Ex-Reitor da Universidade Federal de Alagoas, Dr. João Azevedo,Musicista de fama internacional,Hermeto Pascal,etc.
Como Vereador, cumprimos os nossos mandatos conforme determina o Regimento Interno da Casa, solicitando dos Poderes Constituidos e dos Secretários Municipais melhorias para as comunidades rurais, para os bairros e para as ruas de nossa cidade, visando ao bem-estar de nossos munícipes.Foi de nossa autoria o Projeto de Decreto Legislativo ampliando as Sessões Ordinárias da Câmara, de uma por semana para três. Também fizemos parte da Mesa Diretora como Secretário, fui eleito Vice-Presidente da UVEAL – União dos Vereadores do Estado de Alagoa, tendo como Presidente Francisco Holanda, num pleito bastante concorrido, realizado no Teatro Deodoro em Maceió. Fui eleito para o segundo mandato em 1988, tomando posse em 1989, continuei com a mesma luta e o mesmo compromisso, sempre em defesa dos mais humildes e dos mais necessitados.Durante minha trajetória política, tive o prazer de patrocinar mais de 3000 Carteiras de Identidade a pessoas necessitadas e a estudantes, às nossas custas, agilizamos junto às repartições pertinentes aproximadamente 1000 pessoas para fazerem inscrições de Títulos de Eleitor, mais de 500 pessoas para expedirem suas Carteiras de Trebalhos, fotografias, orientações etc. Patrocinamos mais de 50 equipamentos esportivos (ternos completos – camisas, calças, calções, meiões, bolas oficiais, etc.) para times amadores de Arapiraca. Atendemos também várias dezenas de pedidos de consultas de vista e óculos para pessoas hu,ildes e carentes. Fomos a Congressos de Vereadores em Brasília, Foz do Iguaçu, Maceió, Arapiraca, Batalha,etc. Somos sócios-proprietários do Clube dos Fumicultores de Arapiraca, Sócio Benemérito do Clube social do ASA, Sócio fundador da Câmara de Dirigentes Lojistas e Sócio fundador do Clube Social dos Lojistas.

VER GALERIA

Imprensa RNZ

Imprensa RNZ

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment